Veja como ficará o novo Parque Piedade, no terreno da Gama Filho

Intervenções começaram pela demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, dentro do campus da Universidade Gama Filho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A manhã desta terça-feira (05/09) foi marcada pelo pontapé inicial para às obras do Parque Piedade, equipamento que ocupará a área do antigo campus da Universidade Gama Filho, na Zona Norte do Rio, abandonado após a falência da instituição em 2014. As intervenções começaram com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, que ficavam dentro do terreno. Mas você já imaginou como ficará o novo complexo?

O Parque Piedade será erguido em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados. Os investimentos da Prefeitura do Rio com a obra são de cerca de R$ 58 milhões, e o prazo para a conclusão das obras é de 15 meses. A desapropriação dos prédios foi calculada em R$ 47 milhões, que estão sendo depositados em juízo.

O projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura prevê áreas de lazer e um centro cultural, esportivo e educacional, em parceria com a Fecomércio RJ. Um espaço para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol serão construídos para os frequentadores. Além disso, contará com pista de skate, parque infantil, uma área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.

O complexo terá como inspiração o Parque Madureira. Seu entorno também será requalificado, por meio de reurbanização, com obras de pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade na estação de Piedade pela Rua Goiás e ciclovia na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.

Advertisement

“Existe todo um lado sentimental da Gama Filho e o que ela representou para gerações de cariocas e pessoas de fora do Rio que se formaram aqui. Infelizmente a universidade deixou de existir e isso virou um ponto de degradação, sacrificando a população dessa região da Zona Norte. Então, optamos por um parque, algo que a população possa frequentar. E o sistema Fecomércio vai ter uma unidade do Senac para esportes e educação. Vamos devolver a dignidade ao povo da Piedade e da Zona Norte. Importante que a população entenda que esse espaço é dela e que traga para si a responsabilidade de cuidar. O Parque Madureira é um grande exemplo, ele mudou a realidade daquela região da cidade“, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Confira imagens conceituais de como ficará o futuro parque

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Veja como ficará o novo Parque Piedade, no terreno da Gama Filho
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Veja como ficará o novo Parque Piedade, no terreno da Gama Filho
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Rio de Janeiro perdeu uma faculdade e ganhou um parque. Povo ignorante é um povo feliz. Ainda mais felizes estarão os responsáveis por mais uma obra super faturada, garantindo assim uma grande aposentadoria milionária para a gestão atual.

  2. Meu Deus como o poder público mata a população. Local hoje virando parque já foi referência na saude do carioca tanti no aprendizado (Universidade) como na cura pois era tambem um local de consulta e intervenções (Hospital). A população morrendo por falta de assistencia médica e a Prefeitura e seus parceiros preocupados em lazer. Pergunta, como população encara lazer já que não tem saúde?

  3. Estamos prestes a ter mais uma eleição para um novo prefeito para o Rio de Janeiro. Mais uma eleição para prometer, iludir e não cumprir! Já estamos decepcionados.

  4. Talvez fosse o caso de dizer como PROVAVELMENTE FICARÁ; tá na hr de a Imprensa deixar de ser fonte de propaganda do governo.
    Parece muito bom, mas vamos aguardar e ver se vai se concretizar.
    Nos tempos do SC e do pretérito Dudu a ymprença alardeou o tal legado olímpico. Cadê!? Tem coisa que até hj não acabou.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui