O sistema de trens urbanos da SuperVia, que atende a 12 municípios da Região Metropolitana do Rio, é uma das principais artérias de transporte da Rio. Com uma extensão de 270 km, 8 linhas e 104 estações, é um dos mais extensos e movimentados sistemas metroferroviários em operação no Brasil, transportando em média 312 mil passageiros por dia útil.
A história da linha ferroviária é ligada a 1852, quando foi lançada a pedra fundamental da então Estrada de Ferro Mauá, precursora das atuais linhas férreas da empresa. Mensalmente, a concessionária divulga a média diária de passageiros por estação. O DIÁRIO DO RIO selecionou, em um ranking, as estações mais movimentadas do mês de março de 2024
- Central do Brasil: Continua sendo a mais movimentada, com uma média diária de 68.663 passageiros em março. É o principal terminal de todos os ramais dos trens, sendo alimentado por 5 ramais, fazendo integração com o VLT, Metrô e Teleférico da Providência.
- Madureira: Atende três ramais (Santa Cruz, Deodoro e Japeri) e registrou uma média diária de 17.295 passageiros em março, destacando-se pela quantidade de comércio e serviços no bairro, que é um polo do subúrbio carioca.
- São Cristóvão: Com uma média diária de 14.774 passageiros em março, a estação é beneficiada pela presença de várias universidades e colégios, além de acesso ao BioParque e integração com o metrô.
- Nova Iguaçu: Principal estação do município, atendida pelo Ramal de Japeri, recebeu 13.478 passageiros por dia.
- Campo Grande: Com 13.332 passageiros diários em março, é a opção mais rápida de ligação do bairro à Zona Norte e ao Centro do Rio. O bairro é o mais populoso da capital.
- Queimados: Recebeu uma média de 9.548 passageiros por dia, atendidos pelo ramal de Japeri.
- Santa Cruz: Estação terminal do ramal de Santa Cruz, recebeu 9.152 passageiros diários. É a única opção rápida de ligação com o bairro mais afastado do Centro do Rio.
- Maracanã: Ponto de acesso ao estádio do Maracanã e à UERJ, registrou uma média diária de 8.441 passageiros em março. A estação faz integração com o MetrôRio.
- Engenheiro Pedreira: Localizada em Japeri, atendeu 8.182 passageiros por dia, fazendo parte do ramal de Japeri.
- Bangu: Com uma média diária de 7.531 passageiros, é atendida pelo ramal de Santa Cruz.
Por outro lado, a estação com menor fluxo de passageiros foi a da Vila Rosali, em São João de Meriti, com apenas 69 passageiros diários. Vale ressaltar que não houve medição nas extensões de Guapimirim e Vila Inhomirim.
O que adianta o numero de usuários ser levantado pois o atendimento deixa a desejar ,pois existe tudo que não deveria de ter mais tem sem contar atrasos e trens ruins e sem conforto algum ; para o passageiro pois só vivem lotados parecendo oma lata de sardinha .
Se levasse em comparação as baldeações, a estação Maracanã teria um aumento e estação Deodoro possivelmente aparecesse aqui