O prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou no Diário Oficial do município nesta terça-feira, (21/03), um decreto oficializando a velha guarda da Portela como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. No texto, Paes destaca “a importância social, cultural e econômica” da escola para a “preservação da memória e da história do samba e do carnaval carioca”.
O prefeito ainda destacou que existe uma necessidade de “reconhecer e contribuir com a preservação e perpetuação desses que são um dos principais atores responsáveis pelo tradicional carnaval carioca, pelo samba e pela cultura da Cidade do Rio de Janeiro”.
2021
Esse já é o segundo título da Portela que é entregue pelos gestores do Rio. Em dezembro de 2021, a Portela recebeu o título de Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento veio com a Lei n° 9.505, de autoria do deputado estadual Dionísio Lins, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro.
A escola segue como a maior campeã do carnaval carioca, com 22 títulos.
Embora tenha tido uma colocação ruim no Carnaval 2023, em decimo lugar, chegou a ganhar dois Estandarte de Ouro. Inovação, com os drones, e personalidade, com a ex-porta-bandeira Irene Silva.