Velha Guarda da Viradouro é declarada patrimônio imaterial do RJ

Nova lei foi sancionada pelo Governo do Estado e publicada em Diário Oficial nesta quarta (27/03)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Quadra da Unidos do Viradouro, em Niterói - Foto: Divulgação

O governador Cláudio Castro sancionou uma lei que declara a Galeria da Velha Guarda da Unidos do Viradouro, escola de samba campeã do Carnaval 2024, Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

A medida, número 10.303/24 e de autoria dos deputados Rodrigo Amorim (PTB) e Vitor Júnior (PDT), foi publicada em Diário Oficial nesta quarta-feira (27/03).

A Galeria da agremiação carnavalesca localizada em Niterói é a guardiã da bandeira, dos conceitos da escola e de sua história.

De acordo com Rodrigo e Vitor, o reconhecimento do espaço contribui para garantir a preservação da cultura e da memória daqueles que já passaram e deixaram a sua marca na Viradouro.

Advertisement

O espaço também cultiva a importância e o legado dos membros mais importantes da agremiação. Eles, que são arquivos vivos da história da cultura popular, repassam aos mais novos os conhecimentos e guardam as tradições da comunidade vermelha e branca.

”A Velha Guarda de uma escola é formada por seus fundadores e componentes mais antigos e experientes, que viveram e fizeram a história de sua agremiação. A criação da associação fortaleceu esses grupos e o seu papel como mantenedor da memória do samba. A homenagem é mais do que justa”, afirmou Vitor Júnior.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Velha Guarda da Viradouro é declarada patrimônio imaterial do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui