Velhas Guardas das escolas de samba podem ser reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do Brasil

A proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ)

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Velha Guarda da Mangueira - Foto: Reprodução

Se tem uma parte do carnaval que é puro coração e alma da cultura brasileira, são as Velhas Guardas das escolas de samba. E agora, essas figuras lendárias que preservam a memória e as tradições do samba podem ser oficialmente reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ).

PUBLICIDADE

Para a deputada, as Velhas Guardas não são apenas integrantes das escolas de samba, mas verdadeiros guardiões da cultura afro-brasileira e da história do samba. “As Velhas Guardas são fundamentais para a preservação da memória do samba e do carnaval brasileiro. Afinal, elas são as responsáveis pela transmissão da história das agremiações”, afirma Talíria.

Composta por integrantes que dedicaram grande parte de suas vidas ao samba, elas têm a missão de manter vivas as tradições das escolas e passar o legado para as futuras gerações. Em pleno desfile, esses guardiões da memória costumam fechar o cortejo das escolas, ocupando uma posição de honra – no último carro alegórico ou no abre-alas.

Cada escola de samba tem seus critérios próprios para integrar a Velha Guarda. Mas, no geral, a seleção leva em conta o tempo de serviço e as contribuições feitas à agremiação. É comum ver esses integrantes desfilando em trajes de gala nas cores de suas escolas, representando todo o orgulho e a história da agremiação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Velhas Guardas das escolas de samba podem ser reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do Brasilddr newsletter Velhas Guardas das escolas de samba podem ser reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do Brasil

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui