Vencedores da Feira Carioca de Ciências vão ganhar viagem para Oxford, notebooks e kit tecnológicos

Iniciativa da Prefeitura do Rio tem o objetivo de promover o conhecimento científico, estimular a criatividade e incentivar os estudos na rede municipal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Centro Latinoamericano da Universidade de Oxford, promove a Feira Carioca de Ciências, que quer ver toda a criatividade dos alunos da rede em ação na ciência. Os melhores projetos serão contemplados com uma viagem para conhecer a Universidade de Oxford, uma das mais antigas da Europa, que existe desde 1096, no século XI, e que reúne 72 ganhadores do Prêmio Nobel. Além da viagem, os vencedores vão ganhar notebooks, kits tecnológicos para as escolas vencedoras e outras premiações. A exposição acontece no dia 15/12, no Palácio da Cidade, e a competição terá várias etapas.

A iniciativa tem o objetivo de estimular o interesse pela ciência, valorizar o conhecimento científico e incentivar a criatividade e a inovação. Todos os projetos apresentados pelas escolas devem estar alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e da Agenda Brasil 2030.

Foto Renan Ferreirinha Vencedores da Feira Carioca de Ciências vão ganhar viagem para Oxford, notebooks e kit tecnológicos

Com a Feira Carioca de Ciências, a gente quer desafiar nossos alunos a mostrarem capacidade crítica e pensamento inovador para temas que são de extrema importância para o nosso país, como a vida terrestre e a energia limpa e até mesmo para assuntos que parecem não estar diretamente ligados à ciência, como a redução das desigualdades e a educação de qualidade, que também são urgentes. A gente quer ouvir as contribuições dos nossos estudantes”, diz o secretário de Educação Renan Ferreirinha.

A Feira será dividida em três categorias: alunos dos 6º e 7º anos, alunos do 8º e 9º anos e alunos do PEJA. Até o dia 24 de novembro, cada escola pode inscrever até três projetos para representar a unidade. Uma comissão irá avaliar cada um dos projetos e os escolhidos seguirão para a etapa seguinte, que será a exposição na Feira Carioca de Ciências, no dia 15 de dezembro, no Palácio da Cidade. Neste dia, uma nova comissão escolherá os grandes vencedores de cada uma das categorias.

Advertisement

A Feira Carioca de Ciências conta com uma embaixadora e parceira ilustre: a carioca e cientista Dra. Sue Ann Clemens, professora de Oxford e responsável pela unidade da instituição na América Latina. A professora, condecorada pela Rainha Elizabeth II por suas contribuições em saúde pública, participou do desenvolvimento de mais de 20 vacinas e medicamentos ao longo de sua trajetória, atualmente é membro de grupo técnico na Organização Mundial da Saúde (OMS) e será da comissão avaliadora dos projetos.

Eu fui aluna da rede municipal de ensino no Rio de Janeiro, e por isso é uma honra muito grande poder apoiar esse projeto, engajando os alunos da rede pública, e demonstrar que uma trajetória na ciência é possível. Eu, como representante da Universidade de Oxford,  e a Secretaria Municipal de Ensino queremos permitir que esses jovens sonhem alto e se sintam capazes de promover grandes transformações”, diz a Profa. Dra. Sue Ann Clemens, Diretora da unidade latinoamericana da Universidade.

Essa competição saudável vai fazer com que milhares de crianças se dediquem, pensem na resolução de problemas e busquem aprender mais Ciência. Assim como na Olimpíada Carioca de Matemática, em que mandamos os melhores colocados para a Disney e para a NASA, a premiação aqui serve como um incentivo, pra mostrar que estudar vale muito a pena”, afirma o secretário Renan Ferreirinha sobre a Feira Carioca de Ciência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vencedores da Feira Carioca de Ciências vão ganhar viagem para Oxford, notebooks e kit tecnológicos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui