Venda do Edifício A Noite é marcada para julho

O imóvel de 22 andares e 102 metros de altura está avaliado em 38,5 milhões de reais. Foi o primeiro arranha-céu da América Latina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Edifício A Noite foi o primeiro arranha-céu da América Latina - Foto: Reprodução/Internet

Está marcado para o dia 14/07 a concorrência pública para vender o Edifício Joseph Gire, conhecido como A Noite, na Praça Mauá, no Centro do Rio. A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) do Ministério da Economia fez o anúncio.

O imóvel, que foi avaliado 38,5 milhões de reais, custa 2 milhões de reais por ano aos cofres públicos, apesar de estar sem uso pela União. O dinheiro é utilizado para manutenção de elevadores, segurança e taxas de concessionárias.

Segundo a SPU, quem comprar o edifício deverá manter a fachada e os elementos arquitetônicos, como a escadaria em caracol, além de revitalizar toda a parte tombada do prédio. O processo de venda será feito por meio da Proposta de Aquisição de Imóveis (PAI), em que o interessado pode fazer ofertas por imóveis da União, com direito à preferência na data da concorrência pública.

O prédio é o primeiro arranha-céu da América Latina, com 22 andares e 102 metros de altura. Foi inaugurado em 1929. O edifício ficou conhecido por abrigar o jornal “A Noite”, além da Rádio Nacional, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e consulados. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2013.

Advertisement

A primeira sinalização da União da intenção de vender o imóvel aconteceu em 2016. Até o momento, sem sucesso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Venda do Edifício A Noite é marcada para julho
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui