Vendas de Natal devem aumentar 6% na cidade do Rio

Para Aldo Gonçalves, presidente da Sindilojas e da CDLRio , o acréscimo nas vendas é resultado das demandas da festividade, além do desempenho da economia em âmbito nacional e estadual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio) esperam um aumente de 6% nas vendas para o Natal, data responsável por aproximadamente um terço do faturamento anual do setor. Para chegar à projeção, a sondagem ouviu 350 lojistas da capital fluminense.

Para Aldo Gonçalves, presidente das duas entidades, o acréscimo nas vendas é resultado das demandas da festividade, além do desempenho da economia em âmbito a zero e estadual.

“A queda da taxa de desemprego que, no primeiro trimestre, estava em 8,8%, caiu para 7,7%, com cerca de 100 milhões de pessoas ocupadas, número que tende a crescer”, apontou Aldo, para explicar o aumento nas vendas.

De acordo com a análise do presidente da CDLRio e do SindilojasRio, os indicadores econômicos demonstram que a inflação está “domesticada”, o que influencia na dinâmica de compra da população, que está mais otimista. Ainda de acordo com Aldo Gonçalves, os preços na indústria ao produtor registraram um recuo de 5,43% nos nove primeiros meses de 2023. Aldo lembrou ainda que a inflação ao consumidor tem apresentado uma trajetória de queda, com os mercados equilibrados e sem interferência da pandemia.

“No acumulado até outubro cravou 3,75%, ao passo que em igual período de 2022 ficou mais elevada (4,70%). Como os indicadores estão melhores em 2023 e as chances de a economia brasileira repetir a taxa de crescimento de 2022 ainda são boas, o comércio se beneficia”, destacou o representante da CDLRio.

Diante do clima de confiança, os lojistas apostam em brindes, promoções, liquidações, kits promocionais e sorteios, além de descontos, planos de pagamentos diferenciados e ampliação de portfólio de mercadorias oferecidas. Pela pesquisa, os presentes mais vendidos serão roupas, calçados, perfumaria, beleza, bolsas e acessórios, bijuterias, brinquedos e celulares.

De acordo com a sondagem o tíquete médio deverá ser de R$ 200,00 por pessoa, gastos por meio de cartão de crédito; com débito, pix e dinheiro na sequência.

Para ampliar as facilidades de acesso aos produtos, 60% dos comerciantes pensam em abrir as lojas aos domingos e estender o horário de atendimento. Para tonar a experiência, mais segura, 68% dos lojistas de rua planejam investir no aumento equipes das apoio e melhorar o videomonitoramento das unidades comerciais.

Com informações: JB e Agência Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vendas de Natal devem aumentar 6% na cidade do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui