As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro cresceram 0,5% em junho, em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o primeiro resultado positivo do ano no Rio de Janeiro. No acumulado do semestre (janeiro/junho), as vendas aumentaram 1,5%.
Os números são da pesquisa Termômetro de Vendas divulgada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e pelo SindilojasRio, que ouviu cerca de 500 lojistas da cidade.
Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, que juntos representam mais de 30 mil estabelecimentos comerciais, o resultado de junho interrompendo cinco meses de resultados negativos.
“Este desempenho ocorreu devido à diminuição das restrições impostas ao comércio durante a pandemia e, também, ao aumento do número de pessoas vacinadas, o que vem encorajando os consumidores a sairem para as compras”.
A pesquisa mostra também que Tecidos, Confecções e Calçados, segmentos do Ramo Mole (bens não duráveis), e Móveis e Eletrodomésticos, do Ramo Duro (bens duráveis), registraram resultados positivos.
A venda a prazo foi a forma de pagamento preferida pelos consumidores.