Vereador Edson Santos propõe marquinha de bronze como patrimônio cultural do Rio de Janeiro

A Câmara do Rio precisa urgentemente de uma Comissão para Projetos, para avaliar, antes mesmo da constitucionalidade, se um projeto é ridículo ou não

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: RioTur

Dizem que para falar basta ter boca, de onde saem tantas abobrinhas. O mesmo vale para os projetos de lei de nossos vereadores: apenas a total insanidade mental explica o Projeto de Lei 3006/2024, apresentado pelo vereador Edson Santos (PT), que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro a marquinha de bronze.

Como é sabido, a marquinha pode ser obtida em qualquer lugar do mundo, desde que haja sol ou uma máquina de bronzear. Inclusive, isso parece ocorrer em todas as praias quando se toma sol. Porém, para Edson Santos, no Rio, a marquinha transcende o simples bronzeamento, tornando-se um verdadeiro ícone cultural.

Em sua justificativa, o vereador cita:

Advertisement

Ao declarar a marquinha de bronze como patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro, reconhecemos não apenas a sua importância histórica e cultural, mas também o seu papel na construção da identidade carioca. Esta medida visa preservar e valorizar uma tradição que faz parte do cotidiano dos cariocas há gerações, promovendo o respeito e a valorização de uma prática tão enraizada na cultura local.

Além disso, ao estabelecer apoio do Poder Executivo às iniciativas de valorização e divulgação da cultura da marquinha de bronze e do bronzeamento artificial, estamos garantindo que essas tradições continuem a ser celebradas e transmitidas às futuras gerações. Este apoio inclui o reconhecimento do ofício do bronzeamento artificial para fins estéticos, proporcionando suporte às profissionais e estabelecimentos que desempenham um papel fundamental na manutenção dessa prática cultural.

Segundo o projeto, a Prefeitura do Rio será obrigada a apoiar ‘iniciativas que visem à valorização e divulgação da cultura da marquinha de bronze, bem como do ofício do bronzeamento artificial para fins estéticos‘. Seria desafiador explicar a um turista que uma simples marquinha de sol é considerada patrimônio cultural do Rio. A Câmara do Rio precisa urgentemente de uma Comissão para Projetos, para avaliar, antes mesmo da constitucionalidade, se um projeto é ridículo ou não.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador Edson Santos propõe marquinha de bronze como patrimônio cultural do Rio de Janeiro
Advertisement

17 COMENTÁRIOS

  1. Olha, o Sr. Vereador Edson Santos, de outrora.
    Que ainda no PC do B viu, estava lá, no nascimento da Favela Rio das Pedras (Jacarepaguá), um lote pra cada um.
    A Favela cresceu e apareceu, e daí? Povo dependente serve para votar.
    Como eles (políticos e seus companheiros) ficam 4 anos às custas da população, e a narrativa são as mesmas.
    Nada muda. A Favela piora. Eles mudam.

  2. Enviei mensagem a TODOS os vereadores da CMRJ e também a este jornal sugerindo que, em vez da anunciada Rua da Cerveja, a rua da Carioca seja transformada na Rua da Música (tendo em conta que ela e os logradouros adjacentes sediam a Escola de Música Villa-Lobos, a Casa do Choro, dois grandes teatros, a maior concentração de lojas de instrumentos musicais da cidade, diversas lojas de CDs e discos de vinil, um cinema decadente que poderia ser convertido em casa de espetáculos e ao menos 4 ou 5 igrejas que podem servir como palcos de concertos eruditos), mas não houve qualquer resposta das Vossas Excelências ou tampouco deste jornal (não só deste, mas de outros 5 ou 6 para os quais também escrevi). Se a imprensa, que deveria ser a voz do cidadão, está omissa e não demonstra qualquer interesse por propostas destes para o engrandecimento cultural da cidade, o que esperar dos Srs. parlamentares, que têm um mandato de 4 anos garantido?

    • É uma sugestão que agrada. O nome gera marcas e tem poder presente e futuro. Reverenciar a música é mais salutar do que exclusivamente um tipo de bebida e muito da música se difundiu numa mesa de bar ou restaurante, boa comida e boa bebida. Pode incentivar a cultura num contexto que coaduna com os projetos da própria PMRJ.

  3. Tanta coisa importante que tem que ser aprovado numa cidade decadente e apodrecida como o Rio de Janeiro, as aut0ridades C0nstituídas se extrapolam, e veem propor mais uma palhaç@da!

    Uma cidade dominada pelo Triunfante Cr1m3 Org@n1zado e poelos reis Cr@cudos e v@gabundo$…me veem com essa?

    Acordem? A Cidade está morrendo? Está podr3 mesm0! Ap0dr3ceu…

    Mas, tem como Recuperá-la. E o nome disso é: Vontade Política!!!

    P.S.: A MUITOS MESES VENHO AQUI DENUNCIANDO O ABANDONO “TOTAL” DE UM PATRIMÓNIO HISTÓTICO, RELIGIOSO E ATÉ CULTURAL (ESSE SIM CULTURAL) – A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E DA BOA MORTE NA AV. RIO BRANCO COM RUA DO ROSÁRIO!!! CREIO QUE TENHA PELOS MENOS 200 ANOS DE IDADE OU PRÓXIMA! COM ORANI TEMPESTA ATÉ ONDE EU SEI NÃO SE PRONUNCIOU. DUDU PAES? APARENTEMENTE NADA. ESTÁ ABANDONADA! O DIA QUE DIA QUE DESABAR, OU VIRÁ ATÉ MESMO UMA BOCA DE FUMO, CORTIÇO OU CRACOLÁNCIA EU QUERO VER ESSAS PESSOAS PÚBLICAS, INCLUSIVE DOM ORANI A QUEM DEVO RESPEITO, IRÃO DIZER? ESTÁ DADO MAIS UMA DE MUITOS ALERTAS. É.

  4. É a prova da produtividade inútil da turma anti-horário, que sempre será oposição a alguma coisa, mesmo no comando. Em vez de projetos para a sociedade, criam idiotices desnecessárias somente para criar discussão e, por sua vez, oposição. Qual a solução: o desprezo a esta turma, relegando-os ao lixo histórico. Temos uma chance parcial em 24 para fazer isso e finalizar em 26. É só o cidadão agir, com o recurso do voto.

    • A turma do sentido horário gosta de armar milicianos, vender o patrimônio público a preço de banana, e desviar dinheiro dos contribuintes. Qual dos dois lados você escolhe?

      • Sempre será o lado do bem, no caso, do Rio e da sociedade, doa a que doer, mesmo que existam danos colaterais. Reclamar sem ação é pior do que sentir-se mal tendo feito alguma coisa para mudar.

    • Como será a reação dos pares desse vereador da Câmara do Rio de Janeiro ao ter que apreciar e analisar um projeto deste nível ,como cada um se sentirá e se comportará? Não é só o povo ou a população que tem que se manifestar ,afinal o cara já passando um atestado total e geral de insanidade e ridícularidade ao grupo da casa!!

  5. Freixo, PT, Psol e penduricalhos, tb gostam de miliciano, se houver alguma vantagem para eles, tal como presidir a Embratur. Se não derem nenhuma vantagem para eles, aí eles dizem ser contra miliciano.

  6. Não ficarei surpreso que políticos como esse Edson Santos sejam financiados por grupos financeiros de fora do Estado Fluminense.
    Afinal, o que ele está propondo é o mais puro estereótipo Carioca, que aliás esse estereótipo Carioca que foi criado por jornalistas paulistas que vieram aos montes para o Rio trabalhar na Globo a partir dos anos 70 criando assim a famigerada imagem do Carioca “praia, futebol e Carnaval “.

  7. Do que adianta a “marquinha” ser declarada patrimônio cultural se é proibido exibi-la aberta e livremente? Se o projeto (ridículo, é verdade) vier a ser aprovado, que venha acompanhado do direito de ficar peladão por aí, pois ter a “marquinha” e não poder mostrá-la não vale de nada.

  8. Chega a ser ridículo e uma afronta ao cidadão q acorda cedo para pegar transporte público lotado e quase quatro horas de engarrafamento para chegar ao trabalho.
    Infelizmente tem gente q vota nesses larápios , achando vão fazer algo de produtivo pelo povo .. mas , depois q disseram q o funk , também é um patrimônio cultural do RJ , eu não duvido de mais nada destes bandidos mentirosos do PT e todos aqueles de qualquer partido q os apoiam !

    • Tem gente também que vota em larápio miliciano do PL, do MDB, do União Brasil, do PP, do PSC, do PSL, do Republicanos, etc, etc…para ser imbecil, basta nascer e não morrer antes de completar 5 anos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui