Vereadora lança frente de combate ao HIV/AIDS com ação social de testagem na Cinelândia

A partir das 13h haverá uma van na praça oferecendo à população testagem de sífilis e hepatites, informações sobre PrEP e PEP e vacinação, além de distribuição de kits de prevenção e preservativos e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A vereadora Monica Benicio, líder da bancada do PSOL na Câmara do Rio, vai lançar a Frente Municipal de Combate ao HIV/Aids, nesta sexta-feira, 1º de dezembro. A data marca o Dia Mundial de Luta Contra HIV/Aids e várias atividades estão programadas para ocorrer na Cinelândia ao longo do dia. A partir das 13h haverá uma van na praça oferecendo à população testagem de sífilis e hepatites, informações sobre PrEP e PEP e vacinação, além de distribuição de kits de prevenção e preservativos e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Esses serviços serão disponibilizados pela Coordenadoria Executiva de Diversidade Sexual (CEDS Rio), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Já o Movimento Pela Vidda vai oferecer testagens rápidas para HIV com fluido oral e distribuição do autoteste para quem se interessar. Um varal com frases e imagens que marcam a luta contra o HIV e a Aids no Brasil será exposto na Cinelândia para chamar a atenção da público.

Segundo o último relatório da UNAIDS, 990 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Desse total, 141.368 são do estado do Rio de Janeiro. Apesar de o país ter sido referência no combate ao HIV nos anos 2000, o governo de extrema direita de Bolsonaro trouxe uma série de retrocessos à causa, como a extinção do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais em 2019, e isso implicou em redução de orçamento e perda de transparência.

Advertisement

“Houve um enfraquecimento deliberado das políticas de combate ao HIV e a Aids no país e, como consequência, voltamos a registrar aumento nos índices dessas infecções. Estamos lançando essa frente pra chamar atenção pra necessidade de cuidar com urgência dessa questão de saúde pública, que afeta principalmente uma população mais vulnerável que precisa de acesso pleno a tratamento e acompanhamento médico. Essa ação também foca na prevenção, que é fundamental para evitar novos casos, e no combate ao estigma e ao preconceito contra as pessoas que vivem com HIV, que marginaliza e torna ainda mais vulnerável essa população. O Rio precisa voltar a ser referência nesse enfrentamento”, ressalta Monica.

Globalmente, a prevalência média de infecção por HIV entre a população adulta de 15 a 49 anos de idade era de 0,7%. Entretanto, a prevalência média foi maior entre as populações-chave, sendo: 2,5% entre profissionais do sexo; 7,5% entre homens gays e homens que fazem sexo com outros homens; 5% entre pessoas que fazem uso de drogas injetáveis; 10,3% entre pessoas trans; e 1,4% entre pessoas em privação de liberdade.

A Frente Municipal de Combate ao HIV/Aids será lançada a partir das 17h30, no auditório da Câmara, com a presença de diversas figuras públicas que se dedicam à causa. Já confirmaram participação no evento o presidente do Grupo Arco-Íris, Cláudio Nascimento; o Coordenador Executivo da Diversidade Sexual (CEDS Rio), Carlos Tufvesson; Gustavo Magalhães e Ana Paula Moura, gerentes do Programa Municipal de IST/Aids; Valdileia Gonçalves Veloso dos Santos, do Instituto Nacional de Infectologia/Fiocruz; Felipe Novos, da Rede Jovem+Rio; Linna Ramos, do Instituto David Miranda; o vereador Paulo Pinheiro e deputada estadual Renata Souza, que presidia a mesma frente na Alerj.

A abertura e o encerramento do evento serão feitos pelo Coral Arco-Íris. Logo após o lançamento da Frente, a fachada da Câmara do Rio será iluminada de vermelho, em alusão à luta contra o HIV e a Aids.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereadora lança frente de combate ao HIV/AIDS com ação social de testagem na Cinelândia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui