No mês do Dia Internacional da Mulher, a vereadora Luciana Boiteux (Psol) vai homenagear mulheres que inspiram o movimento feminista. A Medalha Pedro Ernesto será entregue a Schuma Schumaher, escritora e pesquisadora. O ativismo feminista e antirracista da homenageada tem um longo histórico: Schuma integrou o movimento Lobby de Baton durante o processo da Constituinte.
Atualmente, é coordenadora executiva da Rede de Desenvolvimento humano (Redeh), integra a Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular, o Levante Feminista Contra o Feminicídio e a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). É coautora dos livros “Dicionário Mulheres do Brasil”, “Um Rio de mulheres” e “Mulheres negras do Brasil”, vencedor do Prêmio Jabuti de literatura na área de Ciências Humanas em 2008. “É uma honra ter Schuma como companheira de caminhada, sua trajetória é referência para feministas de toda a América Latina”, ressalta a vereadora.
A Medalha Chiquinha Gonzaga será entregue, em memória, a Julieta Inés Hérnandez Martínez, assassinada no ano passado. Mais conhecida como Palhaça Jujuba ou Miss Jujuba, Julieta era viajante de bicicleta e bonequeira, além de palhaça. A artista viajava com seu espetáculo “Viagem de bicicleta de uma palhaça só… sozinha” quando foi vítima de feminicídio, em Presidente Figueiredo, no Amazonas, em dezembro de 2023.
A celebração também contará com entrega de moções de louvor ao coletivo Promotoras Legais Populares e a Marias da Graça Associação de Mulheres Palhaças. O grupo Forró das Cumadi estará presente, como participação especial, em reverência à aprovação do projeto de lei de Luciana Boiteux que incluiu o Dia da Mulher Forrozeira no calendário da cidade.
O início das homenagens está marcado para as 10h, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Praça Marechal Floriano, s/nº).