Vereadora Luciana Boiteux homenageia mulheres inspiradoras na Câmara Municipal do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No mês do Dia Internacional da Mulher, a vereadora Luciana Boiteux (Psol) vai homenagear mulheres que inspiram o movimento feminista. A Medalha Pedro Ernesto será entregue a Schuma Schumaher, escritora e pesquisadora. O ativismo feminista e antirracista da homenageada tem um longo histórico: Schuma integrou o movimento Lobby de Baton durante o processo da Constituinte.

Atualmente, é coordenadora executiva da Rede de Desenvolvimento humano (Redeh), integra a Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular, o Levante Feminista Contra o Feminicídio e a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). É coautora dos livros “Dicionário Mulheres do Brasil”, “Um Rio de mulheres” e “Mulheres negras do Brasil”, vencedor do Prêmio Jabuti de literatura na área de Ciências Humanas em 2008. “É uma honra ter Schuma como companheira de caminhada, sua trajetória é referência para feministas de toda a América Latina”, ressalta a vereadora.

A Medalha Chiquinha Gonzaga será entregue, em memória, a Julieta Inés Hérnandez Martínez, assassinada no ano passado. Mais conhecida como Palhaça Jujuba ou Miss Jujuba, Julieta era viajante de bicicleta e bonequeira, além de palhaça. A artista viajava com seu espetáculo “Viagem de bicicleta de uma palhaça só… sozinha” quando foi vítima de feminicídio, em Presidente Figueiredo, no Amazonas, em dezembro de 2023.

Advertisement

A celebração também contará com entrega de moções de louvor ao coletivo Promotoras Legais Populares e a Marias da Graça Associação de Mulheres Palhaças. O grupo Forró das Cumadi estará presente, como participação especial, em reverência à aprovação do projeto de lei de Luciana Boiteux que incluiu o Dia da Mulher Forrozeira no calendário da cidade.

O início das homenagens está marcado para as 10h, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Praça Marechal Floriano, s/nº).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereadora Luciana Boiteux homenageia mulheres inspiradoras na Câmara Municipal do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui