Um projeto de lei na Câmara Municipal do Rio de Janeiro deseja reconhecer a região delimitada entre as ruas Volta Grande e Fazenda Nova, em Del Castilho, na Zona Norte da capital fluminense, como Polo Gastronômico da Cidade.
De autoria da vereadora Rosa Fernandes (PSC), o PL 525/2021 deseja que a referida localidade, situada ao lado do Shopping Nova América e vizinha à Linha Amarela, seja intitulada oficialmente como Polo Gastronômico de Del Castilho.
Entre as solicitações descritas na medida, está, por exemplo, a autorização para os estabelecimentos gastronômicos locais colocarem mesas e cadeiras nas calçadas de terça-feira a domingo, das 17h às 00h, além de vésperas de feriados.
Em contrapartida, o projeto não libera música ao vivo e tampouco qualquer tipo de equipamento de som ou vídeo na calçada.
”A referida área é composta de grande concentração de bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres. Por tal razão, faz-se necessário reconhecer tal perímetro urbano como Polo Gastronômico da Cidade, possibilitando o suporte necessário do poder público e consequentemente dotá-lo de infraestrutura adequada. Além disso, a transformação dessa área em polo gastronômico visa promover o bairro de Del Castilho e seus atrativos, contribuindo significativamente para o aumento da qualidade de vida na região”, disse Rosa Fernandes em sua justificativa.
Vale ressaltar que a medida ainda será votada pela Câmara e, caso aprovada pelos parlamentares, seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD).