A vereadora Monica Benicio, líder da bancada do PSOL na Câmara Municipal do Rio, deu entrada em um projeto de lei que cria o Programa de Bebedouros Públicos e Acesso ao Direito à Água para pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade. O objetivo é reduzir os impactos climáticos sobre a saúde de pessoas em situação de rua, ambulantes, idosos, entregadores e trabalhadores de aplicativos e de transportes públicos.
A parlamentar explica que a ideia surgiu em novembro, quando o Rio passou por uma onda de calor extremo que durou vários dias.
“Temos enfrentado temperaturas e sensações térmicas desumanas, que chegaram a 60 graus em alguns bairros mais quentes. Tudo isso é consequência das mudanças climáticas e do aquecimento global dos últimos anos, intensificados pela ação humana e pela queima de combustíveis fósseis. Diante dessa realidade, precisamos estar preparados e o legislativo tem que oferecer soluções à sociedade. O mínimo que podemos fazer é garantir o acesso à água potável às pessoas em condições de vulnerabilidade. É um direito humano e essencial à vida, é uma questão de saúde pública“, destaca Monica.
O projeto de lei nº 2681/2023 prevê que os bebedouros deverão ser instalados em frente aos prédios públicos já existentes na cidade, e o abastecimento será oriundo do mesmo sistema que fornece água nas áreas internas do espaço.