Vereadores discutem regras para hospedagens de curta temporada no Rio de Janeiro

Comissão Especial da Câmara do Rio realiza primeira reunião sobre regulamentação de plataformas de aluguel por curta temporada. Representantes do setor hoteleiro defenderam regras mais claras.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

A Comissão Especial criada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro para debater políticas públicas sobre o aluguel por curta temporada por meio de plataformas digitais realizou, nesta segunda-feira (24), sua primeira reunião. O encontro contou com a presença de representantes do Sindicato Patronal de Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) e de parlamentares envolvidos no tema.

PUBLICIDADE

O vereador Salvino Oliveira (PSD), presidente da comissão e autor do Projeto de Lei nº 107/2025, afirmou que a proposta não visa restringir as plataformas, mas sim estabelecer uma regulamentação equilibrada. “É preciso trazer a questão da justiça tributária. Os impostos pagos pelas plataformas precisam ficar na cidade do Rio para que o fomento ao setor de turismo seja ainda maior”, disse o parlamentar, que anunciou ainda a apresentação de um substitutivo ao projeto original, retirando, por exemplo, a proibição de hospedagens de curta temporada na orla marítima.

Representando o setor hoteleiro, José Domingo Bouzon destacou que o sindicato é favorável à concorrência, mas defendeu a criação de regras para garantir equilíbrio de condições. “Há necessidade da regulamentação deste tipo de hospedagem para garantir condições justas e uma competição equilibrada”, afirmou, citando problemas como mudanças na dinâmica dos bairros, aumento de aluguéis, sobrecarga da infraestrutura urbana e ausência de controle sobre a hospedagem de crianças e adolescentes.

A vereadora Talita Galhardo (PSDB) manifestou preocupação com o excesso de legislação e a capacidade de fiscalização do município. “Temos que ser pragmáticos. É complicado quando enchemos o mundo com leis e a Prefeitura não tem fôlego para fiscalizar”, alertou.

O vereador Pedro Duarte (Novo) criticou o projeto e defendeu a liberdade de escolha. “Cabe ao turista escolher se quer se hospedar por meio de uma plataforma ou em um hotel. É irresponsável a narrativa de que o setor não é regulamentado. Existe legislação federal que trata sobre isso”, pontuou.

Para o presidente da Comissão de Turismo, vereador Flávio Valle (PSD), o debate deve buscar um equilíbrio entre liberdade econômica e segurança jurídica. “Precisamos discutir e colocar pontos para chegarmos a uma regulação crível e constitucional, com regras ideais”, declarou.

A próxima reunião do colegiado está marcada para o dia 7 de abril, com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Fazenda e da Ordem Pública, além das polícias Civil e Militar, ampliando o diálogo com outros setores envolvidos no tema. Também participaram do encontro os vereadores Deangeles Percy (PSD), Junior da Lucinha (PSD) e Marcos Dias (Podemos).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Vereadores discutem regras para hospedagens de curta temporada no Rio de Janeiroddr newsletter Vereadores discutem regras para hospedagens de curta temporada no Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui