Nesta quarta-feira (11/03), foi derrubado pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro o veto da Prefeitura, comandada por Marcelo Crivella, em relação ao projeto de lei de autoria – que já tido aprovado pela Casa – do vereador Rafael Aloísio Freitas, que autorizava o tombamento do Centro Cultural João Nogueira, mais conhecido como Imperator, localizado no Méier, na Zona Norte.
O local havia sido revitalizado pela Secretaria Municipal de Cultura na gestão passada, sendo transformado em Espaço Cultural. O Imperator tem uma área superior a 7 mil metros quadrados, divididos em 3 pavimentos e 1 terraço. Além disso, um teatro que possui arquibancadas retráteis e capacidade para 642 pessoas sentadas e 11 cadeirantes ou 1.060 pessoas de pé, um bar e cafeteria, 3 salas de cinema, uma sala de exposições e 1 terraço verde.
”O Imperator foi o grande centro de entretenimento da Zona Norte. Inicialmente, era frequentado pelos admiradores do Cinema, mas, com sua transformação em Casa de Espetáculos, passou a ser frequentado também por aqueles que apreciavam os melhores shows. Seus frequentadores nunca esqueceram os momentos de lazer vividos ali e lamentaram bastante o curto período que o espaço ficou fechado. Atualmente, o Imperator voltou a ser um local frequentado por moradores de toda a cidade e temos que assegurar que este espaço jamais deixe de existir”, explicou Rafael Aloísio Freitas, através de um comunicado oficial.
Bárbara Cairo, de 24 anos, moradora da Rua Dias da Cruz, que fica a poucos metros do Imperator, celebrou a decisão da Câmara dos Vereadores.
”Em tempos de ódio à democracia, à diversidade e aos parlamentos, é uma alegria ver a Câmara trabalhando em favor da população não só da Zona Norte, como do Rio. O Imperator não é só do Méier, é do Rio de Janeiro”, disse Bárbara.