Via Light, que liga a Baixada Fluminense ao Rio, passa a ter faixa exclusiva para ônibus

Intenção da Prefeitura de Nova Iguaçu, responsável pela gestão da rodovia, é melhorar a mobilidade urbana e o ordenamento local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ônibus na faixa exclusiva da Via Light - Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Iguaçu

Visando melhorar a mobilidade urbana e o ordenamento viário, principalmente em relação ao transporte público, a Prefeitura de Nova Iguaçu criou uma faixa exclusiva para ônibus na Rodovia Carlinhos da Tinguá, popularmente conhecida como Via Light, com extensão da Rua Dom Walmor até a Avenida Nilo Peçanha.

A partir de agora, o espaço, que fica à direita da pista e também corta as ruas Doutor Barros Júnior e Otávio Tarquínio, não pode ser utilizado por carros de passeio e motocicletas.

De acordo com estudos recentes feitos pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu, cerca de 20 mil veículos passam diariamente pela Via Light.

Advertisement

”Essa faixa exclusiva com demarcação na Via Light vai conscientizar o motorista de passeio para não usar esse espaço, dando mais agilidade e mobilidade urbana, melhorando o fluxo nesse trecho. A faixa está bem visualizada, na cor azul, e é exclusiva para os ônibus. Nesse primeiro momento, nosso trabalho é de orientação e conscientização aos motoristas. Se persistir o uso indevido da faixa, vamos estudar a aplicação de sanção administrativa”, diz o secretário Leonardo Bastos Callijão.

Segundo o diretor de Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu, Jorge Rocha, a Via Light, considerada um corredor importante que liga a cidade à Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira) e, posteriormente, à Pavuna, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, passando por São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita, também receberá outras melhorias no trânsito.

”Além da expansão da Via Light e da abertura de três faixas de rolamento, estamos realizando outras intervenções, como a sinalização para o box de motocicletas, onde os condutores possam parar com segurança. Ainda vamos implantar 20 semáforos novos e mais modernos em 20 cruzamentos, que serão revitalizados. A via também ganhará placas de sinalização vertical, proibitivas e permitindo as conversões”, afirma Jorge.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Via Light, que liga a Baixada Fluminense ao Rio, passa a ter faixa exclusiva para ônibus
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui