Via WhatsApp, ‘justiceiros’ se unem para combater ladrões nas ruas de Copacabana

Em grupos no aplicativo de conversas, homens arquitetam maneiras de reprimir atos de violência ocorridos recentemente no bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Homens roubam empresário Marcelo Rubim Benchimol em Copacabana - Foto: Reprodução

Os atos de violência ocorridos recentemente em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com assaltos e arrastões à luz do dia nas ruas do bairro, motivaram o ressurgimento de grupos de ”justiceiros” locais. Essa situação já havia acontecido em 2015.

Conforme divulgado inicialmente pelo portal ”G1”, em grupos de WhatsApp, essas pessoas arquitetam as formas como pretendem se vingar dos ladrões e vândalos.

”Eu vou partir assim [munido de soco-inglês], quebrar osso da cara. Deixar eles pior do que eles deixaram o coroa”, disse um integrante do grupo ”União dos Crias”, se referindo ao empresário Marcelo Rubim Benchimol, que apanhou de alguns rapazes, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, ao tentar defender a personal trainer Natália Silva, que havia sido roubada minutos antes.

Nas conversas, os integrantes dos grupos exibem as armas que utilizarão nos ataques aos infratores. Entre os objetos há soco-inglês e pedaços de madeira. Eles também citam a necessidade de haver pessoas armadas dando cobertura aos atos.

Advertisement
conversa whatsapp violencia copacabana 2 Via WhatsApp, 'justiceiros' se unem para combater ladrões nas ruas de Copacabana

Outro ponto de destaque das conversas é a precaução para não serem identificados. Eles ressaltam que deve-se utilizar roupas pretas, máscaras de Covid-19 e esconder tatuagens.

Em meio à união em prol da ”causa”, há também divergências quanto à maneira de agir. ”Tô pensando em levar umas cordas e fita crepe também. Deixar esses vermes pelados na pista, amarrar uns no poste de exemplo e ‘crepar’ outros iguais múmia”, diz um integrante. ”É perder muito tempo isso. Tem que arrebentar e sair saindo”, contrapõe outro.

conversa whatsapp copacabana 4 1 Via WhatsApp, 'justiceiros' se unem para combater ladrões nas ruas de Copacabana

Violência cresce no bairro

Dados recentes do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), com informações baseadas nas ocorrências registradas na 12ªDP, apontam que, de janeiro a outubro 2023, Copacabana teve um aumento significativo nos indicadores sobre roubo e furto em relação ao mesmo período no ano passado. Confira:

  • Furto a transeunte – aumento de 56,3% em 1 ano;
  • Furto de celular – aumento de 34,9%;
  • Furto em coletivo – aumento de 23%;
  • Roubo de celular – aumento de 47%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Via WhatsApp, 'justiceiros' se unem para combater ladrões nas ruas de Copacabana
Advertisement

19 COMENTÁRIOS

  1. Justiça e justiçamento são coisas distintas.

    O bandido é bandido. Ponto. Ele não tem mais nada a perder. Ele não teme as consequências dos seus atos. Uma surra não impede dele cometer crimes. Não tem aprendizado. Por isso ele é bandido.

    Agora pessoas qualquer usando dos métodos do bandido vai resultar em que? Em mais bandidos!

    “A, mas eles estão agindo por boa causa”. Quem define se a causa é boa ou má? Com quais critérios? Quem define se a pessoa é realmente culpada ou inocente?

    Bandido é bandido. Ponto.

    Pago caro meus impostos para ter policiamento e segurança. Se deve gastar energia e saliva cobrando deles que façam seu trabalho e não um bando de justiceiros que amanhã ou depois podem se voltar contra qualquer um por qualquer motivo.

  2. Procura nos comentários de reportagens sobre violência ou crime no Rio, se esses que aqui estão falando em milícia, “brancos” etc e tal, a tchurminha de esquerda, se eles escrevem comentários indignados. Nem concordo com justiceiros, sempre acabam pegando um inocente. Mas é aquilo, a bandidolatria que reina no país, onde é fácil roubar, matar e sair impune, onde só de prender o safad0 já é considerado maldade, a mardita audiência de custódia dá nisso. Que se lasquem!

  3. Havia, há e sempre haverá aquém diga que errado justiça com as próprias mãos. Que tem o Estado que fazer justiça.

    Essas pessoas ignoram que, em especial no modelo no brasileiro, a apropriação do Estado ignorou completamente a vítima e o senso de justa retribuição pelo mau praticado.

    Nunca será justiça, ou melhor, é justo uma negação da justiça crimes que a pena privativa de liberdade abstratamente prevista nunca pode ser imposta – como supostamente porque pequenos crimes patrimoniais.

    Quando progressistas e cristãos (com desculpa de justiça divina e toda ladainha de pecado, culpa, ressocialização) construíram um péssimo pensamento jurídico.

    O assassino não tem que ser ressocializado, não tem a pena que fazer gerar arrependimento algum.
    Matou, tem que morrer!
    Bateu, tem que apanhar!
    Roubou, tem que perder a mão!

  4. Eu que sou preto e não sou bandido, morador a 20 anos da zs, estudante com pós e mestrado, que não vou me arriscar andar por Copacabana. Fato que esses brancos não vão fazer campana pra pegar quem estiver roubando. Vão sair na caça da pele preta. Pra confundir um cidadão de bem PRETO NAO VAI SER NADAAAAAA DIFICIL. Boa sorte.

    • Ahh…é…porque só tem louros de olhos azuis né?Reze tbm pra nunca ser espancado por essa corja de bandidos ,q matam qq um….Outro dia um rapaz no centro teve morte cerebral,após ser assaltado e espancado…Vc só pensa em si?Não pensa nos idosos completamente indefesos?Não pensa na covardia,na injustiça?Meu filho,assista as imagens,tanto os ladrõezinhos covardes qto os justiceiros tem de tudo….aqui todo mundo é misturado!!!Acorde e pare de mi-mi-mi…

      • Já que vieram com este papinho de que negro é coitadinho: mi mi mi… Só existe uma raça: a HUMANA.

        1º DE TUDO: A VERDADE HISTÓRICA!.
        Quem vendia os negros para os europeus lá na África???.
        Resposta: os negros escravocratas!.
        Tribos (etnias) capturavam outras tribos: já escravizavam, por séculos, e passaram a vender centenas de milhares como animais. Negros escravizavam negros e vendiam negros!. Essa é a fase da História que os esquerdistas escondem/apagam!.
        Logo, a História da Escravidão de Negros pode ser dividida em 3 fases:
        1ª: Negros escravizavam negros e, a partir da necessidade europeia (demanda por mão de obra), passaram a vender as tribos dominadas/capturadas/escravizadas!.
        2ª fase: O sofrimento dos negros neste comércio e envios pras Américas (do Norte, Sul e Central, além de uma ínfima parte para a Europa).
        3ª fase: O sofrimento da escravidão já nas Américas.
        Os Movimentos Negros, com objetivos de uso político (pelos esquerdistas/comunistas) e para ganhos com cotas e outras vantagens, não contam a história completa e os motivos da escravidão dos negros (na Grécia e Roma antigas tinham escravos que não eram negros, os judeus também já foram escravos: logo, escravidão não tem nada a ver com cor de pele!).
        A raiz da escravidão dos negros foram os próprios negros (de diferentes tribos/etnias). E eles tentam jogar essa culpa para os brancos(europeus): pura hipocrisia!. A ORIGEM da escravidão dos negros e todo o sofrimento decorrentes: é CULPA DOS NEGROS QUE ESCRAVIZAVAM NEGROS E QUE OS VENDIAM COMO MERCADORIA/ESCRAVOS. Contém a história TODA: desde as origens (escravidão existente na África) até o Comércio de Negros do séc. XVI até a primeira metade do séc. XIX.
        A Mama África é a verdadeira MÃE da escravidão dos negros!.

      • Sim…mesmo porque espancam idosos pretos tbm…isso eu sei pois aconteceu há 2 anos com uma funcionária idosa(e negra ) de um casal conhecido!!!Puxaram a bolsa da sra,quebraram a clavícula dela e ela ficou toooooda arranhada no asfalto( ela amaaava o trabalho,chorou muito por não ter mais condições de trabalhar)…ou seja esse mi-mi-mi de covarde não cola!!!Assaltam qq um preto,branco,verde….
        A não ser q esse mimizento aí ande em bando pela calçada…
        Se vc vê os filmes,se revolta…e se vc viu o filme desses heróis q se apresentaram pra nos proteger,vc vê que tem de tudo,branco pardo preto…então a palavra é covardia !!O sr espancado DEFENDEU uma mulher…tenho pena de homens acovardados(mas pra espancar mulheres estão prontinhos)

    • Atitude correta. Playboy com psicopatia saindo nas ruas atrás de confusão não vê índole, vê alvo e preto justamente é o alvo fácil na sociedade que vivemos.

    • Nada a ver…
      A maioria da população é preta segundo o Censo/IBGE.

      Por onde você vai em Copacabana, é maioria.
      Então, não é a questão da cor.

      Muitos dos engajados em ONGs adoram discurso de vitimização.

      A questão ali em Copacabana criticada é dos comportamentos criminosos, e enquanto comportamentos pode ser branco ou preto o seu autor.

  5. Os idiotas que falam q milícia e justiceiro são otarios. Milícia é bandido. Te rouba, explora comercios. O q essas pessoas querem fazer existe em outros países. Aqui bandido é idolatrado por muitos. Coitados da sociedade burguesa. Se tiver da mesma forma pessoas que revidem. Ou vai ser guerra e algum fdp vai resolver ou vão começar a ter medo. Cadê os playboy metido a forte de Copacabana ? E os papa Mike ? Quebra geral 10, 15 ee uma vzs só que começa a mudar. Brasil !!!!!!!!

  6. Qualquer praga tem que ser exterminada não importa a forma. Só não pode continuar como está. Estão ceretos sim, se eles formam grupos para atacar também formaremos grupos para nos defender.Já que a polícia não pode fazer nada pelo cidadão porque a lei protege os delinquentes nós temos de nos defender.

  7. Isso existe no Rio de Janeiro todo. Principalmente na Zona Oeste. Chama-se milícia.

    Homens fazendo papel de justiceiros e jagunços na ausência do Estado.

    Se cobrarem uma taxa, o cidadão de bem paga sorrindo. Se ganharem uma condecoração na Câmara, o cidadão de bem aplaude. Se denunciar a polícia, ela finge que não vê. Estão fazendo o trabalho dela.

    Afora sabendo dos justiceiros, os bandidos vão se armar mais pesadamente e serão mais violentos. Já os justiceiros vão revidar com mais força e brutalidade, se armando mais ainda. Entrando num ciclo de barbárie sem fim.

    • Exato. Poder de Polícia só a Polícia tem.

      O Estado detém o monopólio da violência. Quem pode cometer violência em termos legais é a polícia não um bando de pessoas qualquer.

      Esses violentos são bandidos e devem ser punidos com a lei. Nenhum cidadão por mais bem intencionado que seja pode ser violento e cometer crimes.

      A polícia deve ser responsabilizada sim, pq é o papel dela garantir a segurança. Daqui a pouco não poderemos criticar o motorista de ônibus por infrações de trânsito pq o “sistema é ****”. Cada uma…

  8. Qualquer praga atem que ser exterminada, não importa a maneira.E Agora vão prender pessoas de bem e deixar os delinquentes agirem? A polícia já não pode fazer nada porque a lei protege, então o povo tem que agir. Se eles formam grupos, nós também temos que formar para nos defender.

  9. E daí,meu filho?Estão errados por acaso?
    Quer dizer,os fdp,marginais podem se reunir para covardemente espancar e assaltar idosos,crianças e etc….e gente de bem não pode se unir para dar um jeito nessa corja?ESTÃO CERTÍSSIMOS EM AGIR….quem presta morre,e uns estrumes desses aí lei protege?QQ ISSO!!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui