Vice-prefeita de Paris visita escola e maternidade na Zona Oeste do Rio para conhecer exemplos de política alimentar na rede pública carioca

Audrey Pulvar esteve na Escola Municipal Roberto Burle Marx, em Curicica, e na Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, na última sexta (21)

Audrey Pulvar em visita à Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca - Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Na última sexta-feira (21/10), a vice-prefeita de Paris, capital da França, Audrey Pulvar, visitou a Escola Municipal Roberto Burle Marx, em Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para conhecer a experiência carioca em alimentação saudável dos alunos da rede pública da cidade.

Audrey, que veio ao Rio devido ao 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, também conferiu de perto o funcionamento do Banco de Leite Humano da Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca. As visitas contaram com profissionais das secretarias municipais de Saúde e de Educação e da coordenadoria de Relações Internacionais do município.

”Foi um prazer conhecer, na prática, como a cidade do Rio trabalha para melhorar a alimentação escolar, que é a parte mais importante, pois atinge 85% dos alunos da cidade, perto de 700 mil estudantes. Eles almoçam todos os dias nas escolas com valores alimentares bem representados. Eu conheci a equipe que prepara todos os dias essas refeições, que não são prontas. Os alimentos chegam e são preparados, garantindo uma alimentação equilibrada e, como me disseram, os alunos acabam guardando essa memória afetiva para toda a vida. É um presente poder ver isso. Parabéns para a cidade do Rio. Fiquei muito impressionada”, afirmou Pulvar.

Sob responsabilidade técnica e coordenação da Unidade de Nutrição e Segurança Alimentar Annes Dias (UNAD), vinculada ao Instituto de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio), a rede municipal de ensino oferece, diariamente, mais de 30 toneladas de alimentos provenientes da agricultura familiar, incluindo arroz, feijão, leite de vaca e 45 tipos de alimentos produzidos em hortas e pomares da agricultura familiar, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A presidente do Ivisa-Rio, Aline Borges, destacou a importância da troca de experiências com outras cidades, tanto no âmbito do Fórum Global do Pacto de Milão, realizado esta semana, quanto durante a visita da vice-prefeita de Paris às unidades municipais.

”É motivo de orgulho e satisfação para nós saber que iniciativas como essas, tão importantes para a saúde carioca e, especialmente, das nossas crianças, gerem interesse internacional. Essa troca é fundamental, pois sinaliza que estamos no caminho certo, além de proporcionar informações que servem de base para o desenvolvimento de novas ações, e motivação para que sigamos trabalhando pela saúde e bem-estar da população’‘, diz.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui