Vigário Geral se destaca como bairro mais imunizado do Rio; município comemora cobertura vacinal

O bairro implementou o GeoVacina Rio, uma ferramenta inovadora que impulsionou a cobertura da pentavalente de 76% para 90% em apenas cinco meses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em 2023, a cidade do Rio de Janeiro celebrou a maior cobertura vacinal em seis anos, com um notável aumento de 10 pontos percentuais entre 2022 e 2023. Em destaque, o bairro de Vigário Geral, na Zona Norte, ostenta a melhor cobertura do município, garantindo que todas as crianças cadastradas estejam imunizadas com as três doses da pentavalente. Com duas clínicas da família, Joãosinho Trinta e Iraci Lopes, classificadas entre as dez unidades de melhor desempenho, o bairro implementou o GeoVacina Rio, uma ferramenta inovadora que impulsionou a cobertura da pentavalente de 76% para 90% em apenas cinco meses. Premiado pelo Ministério da Saúde, esse programa contribuiu para aumentos superiores a 20% em algumas áreas.

Os esforços da Secretaria Municipal de Saúde aproximaram o município das metas de vacinação, atingindo cerca de 95%. Destacam-se os crescimentos impressionantes nas coberturas contra a hepatite A (18,5 pontos percentuais), pneumo-10 (15 p.p.), e rotavírus (17 p.p.).

A descentralização dos pontos de vacinação também foi um fator crucial para esse sucesso. A inauguração, em outubro, de um ponto de vacinação no ParkShopping Campo Grande, denominado “Vacina, Rio”, expande para além das tradicionais unidades de saúde municipais. Até o momento, essa unidade aplicou quase 6 mil doses, contribuindo significativamente para o recorde deste ano, com 3.794 pontos de vacinação, distribuídos estrategicamente em áreas de grande circulação, como estações de metrô, BRT e até mesmo shopping centers.

Advertisement

Leia também

Estrangeiros LGBTQIA+ estão comprando todos novos imóveis de Ipanema – Bastidores do Rio

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vigário Geral se destaca como bairro mais imunizado do Rio; município comemora cobertura vacinal

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui