Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com os insumos para a Páscoa

Para garantir a qualidade, alimentos perecíveis como peixes, carnes e chocolate demandam cuidados redobrados na hora da escolha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crédito: Arquivo/SMS

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) alerta os cariocas sobre os cuidados que devem ter ao adquirir os principais itens que fazem parte da lista de insumos típicos da celebração, como ovos de chocolate e o tradicional bacalhau.

Quem não abre mão do preparo do bacalhau deve prestar atenção na aparência do produto, conferindo se tem manchas avermelhadas e pontos pretos, que indicam a presença de bactérias e/ou fungos. E o sal também deve ser grosso, visto que o fino é proibido. Além disso, o consumidor também deve ficar de olho nos peixes comercializados como bacalhau, mas que na verdade não são da espécie. Somente os tipos Gadus Morhua e Gadus Macrocephalus são considerados legítimos. O primeiro é conhecido no Brasil como Porto ou Porto Mohua, já o segundo, como Portinho ou Codinho.

A Presidente do IVISA-Rio, Aline Borges, lembra que os consumidores devem desconfiar do chamado “Bacalhau do Porto” com preço muito baixo e espessura fina: “É preciso deixar claro que os peixes Saithe, Ling e Zarbo, muito consumidos entre os brasileiros e com custo mais baixo, não são bacalhau e devem ser comercializados como pescados salgado ou salgado e seco”, declarou.

Quem optar pela compra do peixe fresco deve seguir alguns cuidados, como:

  • Os olhos dos peixes têm que ocupar toda a órbita
  • As guelras devem estar avermelhadas
  • As escamas com aderência e a textura firme
  • Só comprar peixes com o ventre íntegro, pois quando esta parte se rompe, é um alerta de estágio avançado de alteração
  • Tirar as vísceras antes de armazená-lo, para que tenha uma validade mais extensa

Em relação às carnes vermelhas, a orientação é verificar a cor, a textura e o odor, assim como a data de validade. Qualquer alteração nessas características significa que o produto não está próprio para consumo.

Já os produtos pré-embalados, como ovos de chocolate, bombons e chocolates em geral, devem ser armazenados e expostos segundo orientação do fabricante. O ideal é que estejam em local fresco e arejado, sem umidade, longe de produtos de limpeza ou com intenso odor, e sem contato direto com a luz solar.

As condições dos produtos devem ser observadas e os chocolates amolecidos devem ser evitados. Além disso, é importante verificar se os produtos têm rotulagem com as informações nutricionais, ingredientes, data de fabricação e validade. Outra informação obrigatória é a de presença, ou não, de glúten, lactose e demais ingredientes alergênicos.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com os insumos para a Páscoa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui