Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O bairro de Vila Isabel, um dos bairros mais tradicionais do Rio, inspirado em Paris e projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva comemora 149 anos, no próximo dia 28 de setembro (data que dá nome a principal via da região).

Primeiro bairro projetado da cidade foi idealizado pelo abolicionista Barão de Drummond, que deu às ruas do bairro nomes de pessoas ligadas à luta pelo fim da escravidão no Brasil e ao bairro o nome da Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea.

“Não tem como deixarmos passar em branco uma data tão especial para os cariocas de Vila Isabel. A Vila é um bairro tradicional, que carrega parte da nossa história, além de ser o berço do samba e da boemia. Então, amanhã, comemoraremos o aniversário do bairro confraternizando com a população e também tendo um olhar ainda mais atento e carinhoso com esse importante bairro da Grande Tijuca”, afirma Wagner Coe, subprefeito da região.

Vila Isabel é famosa por ser o berço do samba, mas carrega muita história e tradição, que vão além de Noel Rosa e Martinho da Vila, suas calçadas de pedras portuguesas, recentemente restauradas, tem o desenho das partituras dos clássicos da música popular brasileira. O bairro que encantou e encanta poetas e compositores, preserva o charme e a boêmia, ainda presente em seus populares bares de assíduos frequentadores.

Este ano, a comemoração será na praça Barão de Drummond, no dia 28/9, próxima terça-feira, das 9 às 17 horas. Haverá uma vasta programação, com brinquedos Infláveis e atividades gratuitas para as famílias, além de lanche para as crianças, vacinação da Covid, de acordo com o calendário, e da Gripe, para os adultos, sorteios e a apresentação da Velha Guarda Musical da Vila, que também prestará uma homenagem ao bairro.

Ainda estarão na praça, o ônibus-biblioteca da Secretaria Municipal de Cultura e a Van 1746, para atender à população.

A celebração está sendo programada pela Subprefeitura da Grande Tijuca, pela Gerência Executiva Local Grajaú/Vila Isabel e pela Vila Olímpica Artur da Távola, que informaram que todos os protocolos de segurança serão cumpridos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui