Vila Isabel comemora 149 anos com festa na Praça Barão de Drummond

Berço do Samba na Cidade Maravilhosa, Vila Isabel terá comemoração no próximo dia 28 de setembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O bairro de Vila Isabel, um dos bairros mais tradicionais do Rio, inspirado em Paris e projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva comemora 149 anos, no próximo dia 28 de setembro (data que dá nome a principal via da região).

Primeiro bairro projetado da cidade foi idealizado pelo abolicionista Barão de Drummond, que deu às ruas do bairro nomes de pessoas ligadas à luta pelo fim da escravidão no Brasil e ao bairro o nome da Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea.

“Não tem como deixarmos passar em branco uma data tão especial para os cariocas de Vila Isabel. A Vila é um bairro tradicional, que carrega parte da nossa história, além de ser o berço do samba e da boemia. Então, amanhã, comemoraremos o aniversário do bairro confraternizando com a população e também tendo um olhar ainda mais atento e carinhoso com esse importante bairro da Grande Tijuca”, afirma Wagner Coe, subprefeito da região.

Vila Isabel é famosa por ser o berço do samba, mas carrega muita história e tradição, que vão além de Noel Rosa e Martinho da Vila, suas calçadas de pedras portuguesas, recentemente restauradas, tem o desenho das partituras dos clássicos da música popular brasileira. O bairro que encantou e encanta poetas e compositores, preserva o charme e a boêmia, ainda presente em seus populares bares de assíduos frequentadores.

Advertisement

Este ano, a comemoração será na praça Barão de Drummond, no dia 28/9, próxima terça-feira, das 9 às 17 horas. Haverá uma vasta programação, com brinquedos Infláveis e atividades gratuitas para as famílias, além de lanche para as crianças, vacinação da Covid, de acordo com o calendário, e da Gripe, para os adultos, sorteios e a apresentação da Velha Guarda Musical da Vila, que também prestará uma homenagem ao bairro.

WhatsApp Image 2021 09 24 at 12.16.33 Vila Isabel comemora 149 anos com festa na Praça Barão de Drummond

Ainda estarão na praça, o ônibus-biblioteca da Secretaria Municipal de Cultura e a Van 1746, para atender à população.

A celebração está sendo programada pela Subprefeitura da Grande Tijuca, pela Gerência Executiva Local Grajaú/Vila Isabel e pela Vila Olímpica Artur da Távola, que informaram que todos os protocolos de segurança serão cumpridos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vila Isabel comemora 149 anos com festa na Praça Barão de Drummond
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui