Vila Isabel recebe o programa Asfalto Liso

Serviços de fresagem e recapeamento na Rua São Francisco Xavier, no trecho perto da Rua Oito de Dezembro começaram nesta segunda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto meramente ilustrativa do programa Asfalto Liso / Foto: Divulgação/Seconserva

O programa Asfalto Liso chega a Vila Isabel nesta semana. As equipes começaram o serviço de fresagem e recapeamento na Rua São Francisco Xavier, no trecho perto da Rua Oito de Dezembro. Para minimizar o impacto no trânsito, o trabalho é realizado das 21h às 6h.

O Asfalto Liso em Vila Isabel faz parte da primeira região licitada na cidade, a das Áreas de Planejamento (APs) 1 e 2, que englobam vias da Zona Sul, da Tijuca e adjacências e do Centro. Atualmente, são duas frentes nessa área: a da Rua São Francisco Xavier e outra na Rua Mario Ribeiro, na Zona Sul, onde o programa começou.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, enfatiza que o Asfalto Liso acontece, simultaneamente, em todas as regiões da cidade.

Na AP 3 (Zona Norte), temos equipes trabalhando nas ruas 24 de Maio, sentido Méier, e Uranos, em Olaria; na AP 5 (Zona Oeste), estamos na Av. Marechal Fontenelle, nos dois sentidos (Bangu e Valqueire), e também na Rua Bernardo de Vasconcelos, em Realengo; e começamos essa semana na AP 4 (Barra, Jacarepaguá e adjacências), na Avenida Lúcio Costa”, explica ela.

Os principais equipamentos utilizados nesse tipo de serviço são a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado, a vibroacabadora, que aplica a massa, e os rolos compressores, que compactam e dão o acabamento na superfície do novo pavimento.

“O prefeito Eduardo Paes trouxe de volta o Asfalto Liso para atender a uma demanda da população. É um compromisso desta gestão entregar para a cidade vias mais seguras e com melhor trafegabilidade”, afirma Anna Laura.

Passo a passo do Asfalto Liso:

1 – É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados;

2 – É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;

3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;

4 – Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento. Nessa etapa, os tampões da rede de infraestrutura são renivelados;

5 – Por fim, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vila Isabel recebe o programa Asfalto Liso

1 COMENTÁRIO

  1. O que eles não falam nesse passo a passo é que usam também britadeiras.De 9 da noite as 6 da manha é um absurdo o nível de barulho que fazem: as pessoas trabalham no dia seguinte.
    Também não falam que retiram (não sei se provisoriamente ou não) as tampas redondas dos bueiros e as cobrem com duas enormes chapas de metal que fazem um barulhão quando os carros passam em cima.
    Está sendo infernal!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui