A Vila Olímpica do Rio 2016 está sendo construída pela Carvalho Hosken e a Odebrecht e será um novo bairro do Rio de Janeiro, bairro Ilha Pura; A Vila dos Atletas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 está sendo construída em um terreno de 206 mil m² na Barra da Tijuca, a partir de investimentos no porte de R$ 2 bilhões de ambas as empresas.
Na Vila dos Atletas serão erguidos 31 prédios residenciais, divididos em sete condomínios, com 3.604 apartamentos de dois, três e quatro quartos, que terão capacidade para abrigar 17.950 atletas e paratletas, treinadores e fisioterapeutas durante o período dos Jogos. Na área, também está prevista a construção de um empreendimento comercial, que atenderá as necessidades operacionais da Vila.
O projeto, feito apenas com investimentos privados, tem prazo de entrega para dezembro de 2015. O novo bairro terá um parque público de 65 mil metros quadrados feito escritório de paisagismo Burle Marx. O masterplan do empreendimento contempla duas “alamedas” de edifícios, lagos e áreas de contemplação e convivência. Os condomínios terão área de lazer própria e fachadas diferenciadas, potencializando a identidade de cada um.
Números da Vila dos Atletas
- Investimento: R$ 2 bilhões
- Terreno: 206.000 m²
- Área construída: Aproximadamente 710.000 m²
- Número de condomínios: 7 condomínios
- Número de prédios : 31 torres e um prédio comercial
- Número de pavimentos: 17 andares
- Número de apartamentos: 3.604 unidades
- Tipologia: 2,3 e 4 quartos
- Prazo de entrega: Dezembro de 2015
- Parque público: área de 65 mil m²
- Projeto de Paisagismo: Escritório Burle Marx