Neste sábado (13/02), foi inaugurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro em Santa Cruz, na Zona Oeste, a nova pista de atletismo da Vila Olímpica Oscar Schmidt. Ao todo, são 230 metros de comprimento e 4 raias em piso sintético vermelho, moldado em borracha com resina de poliuretano.
Presente no evento, o prefeito Eduardo Paes ressaltou o esforço da Prefeitura, neste início de gestão, em reabrir os equipamentos esportivos da cidade: ”A gente está tentando, com muito esforço, botar para funcionar com mais qualidade os equipamentos existentes na Prefeitura. Estamos reabrindo todas as vilas olímpicas e fazendo algumas requalificações, como essa pista de atletismo. Esse é um espaço que mostra a importância das vilas olímpicas para a prática esportiva. O esporte tem um papel de inclusão, também de convivência e de saúde.”
Equipamento da Secretaria Municipal de Esportes (SMEL), a Vila Olímpica Oscar Schmidt possui mais de 2 mil alunos. Chayenne Silva, atleta dos 400 metros com barreiras que faz parte da lista de pré-convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para acontecer entre 23/07 a 08/08 – elogiou a nova pista.
”Fiquei muito feliz com a reforma. Era um desejo antigo. Com certeza isso vai ajudar a melhorar não só o meu resultado, mas de todos que treinam aqui. Fico muito grata por ter esse suporte”, disse Chayenne, que está pouco mais de 1 segundo acima do índice olímpico, que é de 55s40.
Já o velocista Arnaldo Oliveira, terceiro lugar no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, fez questão de cumprimentar Paes pela inauguração da pista de atletismo. Ele colocou a medalha de bronze no pescoço do prefeito e posou para fotos ao lado dele simulando a largada de uma corrida.
Vale ressaltar que a nova pista servirá para as atividades de aprendizado e treinamento de atletas. Para melhorar as condições de uso, foi realizada a recuperação da arquibancada que atende, além da própria pista, o campo de futebol. Também foram reformadas a caixa de areia para salto e as canaletas coletoras de águas pluviais do piso.
Para o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, a revitalização da Vila Oscar Schmidt, em especial da pista de atletismo, era extremamente necessária em razão da sua conservação, além de ser uma reivindicação antiga dos moradores: ”A Vila é um equipamento muito importante para toda a região, pois atende a mais de dois mil alunos. Sua revitalização, principalmente em um ano de Olimpíada, possibilitará a melhora no treinamento das crianças e jovens que sonham um dia disputar importantes competições internacionais da modalidade.”