No dia 6 de setembro, às 19 horas, francesa Vanille Goovaerts (violino, rabeca e voz) e o brasileiro Ricardo Herz (violino e rabeca) se apresentarão no palco da Sala Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ, onde, das 14 às 17 horas, ainda ministrarão uma aula aberta sobre o seu processo criativo aos alunos da universidade e ao público em geral. As atividades são gratuitas. O evento conta com o patrocínio do Instituto Vale Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
No espetáculo, o público poderá ouvir um repertório marcado pela diversidade musical, com composições autorais e clássicos do choro, valsa francesa, forrós, xote, entre outros estilos. Na apresentação Vanille e Ricardo usam violinos, rabecas e canto, para criar uma performance rica em ritmo, improvisação e lirismo.
No momento, o duo realiza uma turnê nacional, com shows e oficinas de violino popular e rabeca. Em setembro, Vanille e Ricardo participarão do X Festival de Inverno de Jacobina (BA), onde reafirmarão o seu compromisso com a música popular e com o ensino música através das oficinas.
O projeto foi um sucesso nas duas turnês europeias. Além dos concertos, os musicistas têm se destacado pela realização de oficinas e aulas, como as ministradas no festival “Encordass” na Galícia, Espanha, em 2022.
Formada em Jazz pelo Conservatório de Chambéry, na França, Vanille Goovaerts se apaixonou pela rabeca e o forró em 2018, após viagens de pesquisa ao Nordeste e São Paulo. No Brasil, ela pode estudar Luiz Paixão, Cláudio Rabeca e Aglaia Costa. A violonista mora em São Paulo, desde 2019, e além do duo com o Ricardo Herz, é integrante do quarteto com percussão, Ronco do Violino. Ela participa ainda de projetos o gripo Xaxado Novo, o Coletivo Forró das Minas e o Chegaê.
Ricardo Herz, através da incorporação de técnicas que trazem ao violino características da sanfona, da rabeca e do choro, reinventou o instrumento no Brasil. Por sua qualidade técnica, Ricardo foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2021 nas categorias “Artista Instrumental” e “Autor de Música Instrumental”, Herz já lançou 11 discos e participou de colaborações com Nelson Ayres, Yamandú Costa e Antonio Loureiro. Ele lançou o álbum autoral “Sonhando o Brasil” com seu trio, no qual fazem uma viagem pelo País através de ritmos e sonoridades, como côco, maracatu, frevo, samba, xote, o afro-brasileiro vassi, entre tantos outros. O álbum é ainda uma celebração de 20 anos de carreira. Ricardo Herz tem formação em violino erudito pela USP, com estudos na Berklee College of Music e no Centre des Musiques Didier Lockwood.