Foto: Rodolfo Santos/Getty Images

A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu o aplicativo Rio Educa Em Casa, que visa ampliar a aprendizagem e facilitar o acesso às aulas remotas, realizadas devido à pandemia. Até a próxima segunda-feira (08/02), data de início do ano letivo, o aplicativo estará disponível em toda a rede municipal de ensino.

O download do aplicativo será gratuito. O programa permitirá realizar aulas simultaneamente entre alunos e professores, por meio de videoconferência. Além disso, haverá o chat para tirar dúvidas, fazer uploads, realizar downloads, visualizar PDFs e receber exercícios corrigidos à distância.

Outra vantagem do aplicativo será o monitoramento do engajamento: os docentes poderão acompanhar a participação de cada aluno nas aulas, dessa forma, podendo acompanhar melhor a participação dos estudantes

A iniciativa foi realizada por meio de convênio com a IP.TV Ltda., responsável pela solução tecnológica da plataforma multimeios que irá proporcionar o ensino remoto dos estudantes. A solução tecnológica tem duração inicial de 4 meses sem ônus para a Prefeitura do Rio. A SME irá patrocinar os dados para os alunos, ou seja, a franquia de dados do celular não será consumida durante a utilização do aplicativo.

Na última quarta-feira, o município divulgou que neste primeiro momento, serão distribuídos livros, materiais e atividades para que os alunos estudem de casa e antecipou que haveria o aplicativo para tornar mais simples o acesso às aulas. Segundo o secretário de Educação, Rennan Ferreirinha, a intenção é criar também “ilhas de conexão” para receber alunos que não possam estudar de casa.

Estaremos utilizando um aplicativo único que será um guarda chuva: o aplicativo Rio Educa, que será dividido em duas frentes; o Rio Educa em Casa e o Rio Educa na TV, que disponibilizará na TV aulas para todos os anos e interação ao vivo”, apontou Ferreirinha.

1 COMENTÁRIO

  1. desculpe minha ignorância, mas o governo ta assumindo que todas as crianças tem acesso a um celular com internet de alta velocidade para acompanhar as aulas é isso mesmo?
    e no caso de ter mais de uma criança por residencia com idades diferentes faz o que?
    os pais escolhem quem vai ter aula naquele dia?
    existe uma opção para pc ou somente para celular?
    ta muito mal explicado isso?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui