Alerj cria frente parlamentar em prol dos jovens do estado

Um dos objetivos da Frente Parlamentar da Juventude é pleitear a criação de uma comissão permanente sobre o assunto na Assembleia Legislativa do RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (30/10), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizou a instalação da Frente Parlamentar da Juventude, marcando um avanço na proposição, acompanhamento e defesa de leis destinadas ao público jovial do de todo o estado.

Vinicius Cozzolino (União Brasil), presidente da frente, enfatizou que os jovens compõem 17% da população do estado e possuem demandas específicas que merecem prioridade e atenção contínua. Ele apontou que as políticas externas para a juventude enfrentam frequentemente desafios orçamentários, impactados em momentos de restrição fiscal.

Cozzolino destacou ainda o objetivo da frente de pleitear a criação de uma Comissão Permanente da Juventude na Alerj, esclarecendo que a produtividade e a eficiência da frente podem levar à formação dessa comissão.

Durante a reunião, o secretário estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, enfatizou a importância de formar novos gestores municipais da juventude. Ele propôs uma parceria entre a Escola do Legislativo (Elerj) – vinculada à Alerj – e a Secretaria para capacitar esses profissionais. Isquierdo também anunciou a intenção do Governo do Estado de reativar os Centros Regionais das Juventudes (CRJs), espaços dedicados a iniciativas de empregabilidade, cultura e lazer.

Advertisement

A importância se resume na institucionalização de uma política permanente de Estado, a fim de aprimorar e desenvolver políticas públicas voltadas a juventude, aproximando a interação com os agentes públicos e integrando conselhos municipais da juventude, organizações da sociedade civil e lideranças dessa pauta. Além disso, promove a participação dos jovens no processo legislativo e na fiscalização dos órgãos e serviços públicos“, afirmou Daniel Muniz, da Procuradoria-Geral da Alerj.

A frente reuniu representantes de diversos municípios, autoridades da área e personalidades como a presidente do Fórum Estadual de Gestores de Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Larissa Garcez; o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Luan Monteiro; e o secretário municipal de Juventude do Rio, Salvino Oliveira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj cria frente parlamentar em prol dos jovens do estado
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui