Visitação no Palácio Pedro Ernesto ‘bomba’ e registra alta de quase 60%

Desde a década de 1970, o edifício abriga o Legislativo do município, mas também oferece visitas guiadas e gratuitas. Só no ano passado, 14 mil pessoas visitaram o prédio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio Pedro Ernesto

Construído entre 1919 e 1923 em estilo eclético, o Palácio Pedro Ernesto — sede da Câmara do Rio —, foi um dos grandes marcos turísticos do Quadrilátero Cultural da Cinelândia em 2024. O prédio histórico registrou um salto impressionante de 57% no número de visitantes em comparação ao ano anterior. Desde a década de 1970, o edifício abriga o Legislativo do município, mas também oferece visitas guiadas e gratuitas.

Na época de sua construção, o Palácio Pedro Ernesto foi apelidado de “Gaiola de Ouro” devido ao alto custo da obra, que, surpreendentemente, superou o valor investido na construção do vizinho Theatro Municipal, um dos principais símbolos culturais da cidade. O alto custo da edificação, no entanto, tem uma explicação: o interior do palácio é repleto de detalhes arquitetônicos requintados e obras de arte, o que contribuiu para sua fama e valorização histórica. A construção é tombada pelo Inepac e pelo Iphan.

65c936b5a308c3ecd39227edb709aaa1 L Visitação no Palácio Pedro Ernesto 'bomba' e registra alta de quase 60%
Foto: Divulgação/Câmara

Em 2024, o local atraiu mais de 14 mil visitantes. O mês de julho foi o mais movimentado, com quase 3 mil pessoas participando dos tours gratuitos oferecidos, um reflexo do aumento no interesse pela visitação.

De acordo com a equipe do Cerimonial, responsável pela organização das visitas, a tendência para 2025 é manter ou até aumentar o número de visitantes, uma vez que, já no mês de janeiro, o Palácio Pedro Ernesto tem recebido uma média de 250 pessoas por dia.

O prédio ainda abriga alguns setores da Câmara, como os gabinetes dos vereadores e o plenário. Aos poucos, a casa está transferindo suas atividades para o Edifício Serrador, adquirido em 2022, com o objetivo de unificar todos os setores. A tendência é que, após a desocupação total da Câmara, o palácio passe por uma reforma à altura.

As visitas, que acontecem de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, são guiadas, e a entrada é gratuita. No entanto, é importante observar que, por se tratar de um órgão público, há regras de vestimenta: não são permitidos trajes como bermuda, shorts, camisetas sem mangas ou chinelos. Para grupos interessados em agendar a visita, os contatos são feitos pelos telefones: 3814-2207, 2208 ou 2452.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Visitação no Palácio Pedro Ernesto 'bomba' e registra alta de quase 60%
lapa dos mercadores 2024 Visitação no Palácio Pedro Ernesto 'bomba' e registra alta de quase 60%

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui