Vizinhos da favela da Catacumba tentarão frear expansão no Tribunal de Justiça

Principais reclamações são a falta de transparência no monitoramento da região e preocupação com aumento da população ilegal, que acarreta risco ambiental

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Parque Natural Municipal da Catacumba // Alexandre Macieira

Moradores dos arredores da comunidade da mata do Parque da Catacumba, na Lagoa, vão acionar o Tribunal de Justiça contra a Prefeitura do Rio. As principais reclamações são falta de transparência no monitoramento de expansão da favela e ainda a preocupação com o possível crescimento da população ilegal, que acarreta risco ambiental como queimadas.

Estamos reunindo provas para recorrer às vias judiciais. A favelização traz o risco iminente de incêndio e estamos muito apreensivos. Mesmo com o acesso difícil, vetado com um portão fechado, conseguimos ver umas 10 casas lá que antes não tínhamos ciência. No máximo, havia uma história antiga, de 30 anos, que havia um morador somente”, conta um síndico, que não quis se identificar por temer represálias.

O grupo se reúne através do whatsapp e já possui 20 prédios das ruas Eugênio Jardim e Pompeu Loureiro, ambas em Copacabana, onde a comunidade tem acesso, porém, a expectativa que o movimento cresça com edifícios ainda mais próximos de onde moram as famílias. A mobilização surgiu após o DIÁRIO DO RIO publicar sobre a localidade depois de uma denúncia de um morador, que percebeu construções após usar um aplicativo do Google – o que gerou tensão nos demais vizinhos.

Engraçado que desmatamento do bem pode, mas se fosse da Amazônia, ia partir muita reclamação do grupo da Secretaria (em referência à Secretaria Municipal de Ambiente e Clima, liderada pela petista Tainá de Paula, que fiscaliza o local)”, opina.

Advertisement

Em nota, a Secretaria Municipal de Ambiente e Clima reitera que realizou vistorias no local e arredores e não foram constatadas expansão das moradias. O órgão ainda completou que as famílias moram ali há 40 anos e justificaram que o suposto desmatamento teria sido causado por um morador que desbastou a área da sua casa com uma enxada, retirando os cipós que estavam nas luminárias e nega haver crime ambiental na mata do Parque da Catacumba e arredores.

Segundo o Abren- Sistema de Assentamento de Baixa Renda, do Instituto Pereira Passos (IPP), o censo de 2010 já apontava a existência de 13 domicílios e 25 moradores e que lá estão estabelecidos desde 1999.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vizinhos da favela da Catacumba tentarão frear expansão no Tribunal de Justiça
Avatar photo
Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui