O VLT Carioca deu início ao reforço na manutenção viária e dos aparelhos de ar-condicionado das composições, seguindo a programação da concessionária para a chegada do verão. A revisão de cada equipamento de refrigeração tem duração média de 12 horas e todos eles são retirados dos trens para lavagem interna e externa, revisão dos componentes e testes de funcionamento.
Além disso, todos os 140 pontos de captação pluvial foram submetidos à limpeza e desobstrução.
Os locais foram escolhidos por meio de um mapeamento das áreas mais críticas, e outros serão atendidos ao longo do ano de acordo as vistorias realizadas periodicamente. Essa ação permite o escoamento da água em menor tempo e mitiga os impactos indesejáveis das chuvas fortes, como o alagamento ou avaria nos equipamentos da via diretamente ligados à operação dos trens. O trabalho acontece sempre durante a madrugada para evitar impacto na circulação dos trens.
“Ao longo de todo o ano realizamos revisões frequentes nos trens e nas vias, mas o verão exige cuidados extras, visando garantir mais conforto aos nossos usuários e manter a qualidade da operação”, afirma o gerente de Manutenção da concessionária, José Carlos Alves.