A Assembleia Legislativa do do Estado do Rio (Alerj) realiza nesta terça-feira (24/09) uma audiência pública para discutir a volta de um dos símbolos da democracia do futebol carioca e brasileiro, a “Geral” do Maracanã.
De autoria dos deputados André Ceciliano e Zeidan Lula, ambos do PT, o Projeto de lei 4.260/18 tem como objetivo a criação de setores populares com ingressos mais baratos. Com isso, o Poder Executivo pode ser autorizado a retirar as cadeiras existentes na parte inferior do Maracanã.
“O Maracanã necessita reforçar seus laços históricos com as parcelas da população de menor renda. A autorização para obras que venham a proporcionar o surgimento de setores com preços populares é o pontapé inicial para que o Maracanã reencontre a sua história e reforce os seus laços com seu povo, muitas vezes afastado pelo processo de elitização do futebol”, justificaram os parlamentares.
A Geral do Maracanã foi extinta em 2005, quando tiveram início as obras que fizeram parte do processo de modernização do estádio. Após a conclusão dos trabalhos, os mais de 30 mil lugares foram reduzidos para 18 mil cadeiras.