O volume de serviços prestados no Estado do Rio de Janeiro cresceu 2,5% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o estado registrou um dos principais impactos positivos no setor, com alta de 3,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira (11/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O setor de Serviços é importante propulsor da economia. Representa uma parcela extremamente significativa do Produto Interno Bruto (PIB) e se destaca como um dos maiores geradores de empregos do estado. Em outubro, por exemplo, criou 6.183 postos de trabalho formal para os fluminenses, como registrado pelo Novo Caged“, comentou o governador Cláudio Castro.
De acordo com o IBGE, as áreas que apresentaram crescimento foram as de serviços de transportes e de serviços profissionais, administrativos e complementares.
“A pesquisa divulgada hoje mostra que, no acumulado do ano, o resultado do Rio de Janeiro permanece acima da média do país, que foi de 3,2%. O setor de serviços tem grande peso na economia fluminense, e seu crescimento é um indicativo de progresso socioeconômico“, destacou a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.