Danielle Moraes, assistente de pesquisa do Instituto Rio21
Os últimos dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada na última terça (13) pelo IBGE, mostraram que houve um aumento no volume dos serviços no Rio de Janeiro, fechando o primeiro semestre de 2024 com um aumento de 3,8% no acumulado de 2024.
Em julho, o crescimento dos serviços foi de 1,4%, após abril e maio registrarem queda de 1,4% e 0,4%, respectivamente. O Estado do Rio, no entanto, obteve um aumento menor que a média nacional, que apresentou crescimento de 1,7%.
No acumulado de 12 meses, de julho de 2023 a julho de 2024, o setor de serviços registrou um crescimento de 2,5% no Estado.
Em relação à atividade turística, também verificou-se crescimento. Na variação acumulada em 12 meses, o Índice de receita nominal das atividades turísticas aumentou 10,9% e o volume das atividades 3,4%.
“O Rio tem se especializado em um lugar de prestação de serviços. Com a fuga das indústrias e a dificuldade de estabelecer grandes polos na cidade, o setor de serviços tem servido como um forte motor da economia local, como mostram os dados”, aponta o Diretor de Pesquisa do Instituto Rio21, Philippe Guedon.