Wagner Victer – Da Ilha para o Centro: mais confortável e barato

Colunista do DIÁRIO DO RIO experimentou a nova integração do BRT para chegar ao Centro e aprovou

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Sou morador da Ilha do Governador e busco incluir meu cotidiano em minhas crônicas e análises, associando minha visão de engenheiro e de morador. Nesse cenário, para avaliar a nova logística de transporte para acesso ao Centro da Cidade, via transporte de massa, oferecida pela Prefeitura, busquei vivenciar essa experiência e confesso que foi muito positiva. Nessa experiência, fui buscar utilizar a nova integração do BRT para chegar ao Centro e passo a relatar:

Saindo da Ilha do Governador, basta pegar qualquer ônibus da ilha que pare no Terminal Aroldo Melodia na Ilha do Fundão. As alternativas de linhas que saem da Ilha são, por exemplo, 634, 635, 910 e a 323. Essas passagens podem ser pagas com o Cartão Rio Card, cujo preço é de R$ 4,30.

Ao chegar a esse Terminal do BRT do Fundão, basta passar mais uma vez o Rio Card na roleta para acessar a área do BRT. O bom detalhe é que essa passagem passa com cobrança zerada!!!. Atravessando uma pequena passarela, lá já me aguardava o ônibus de número 90 para o novo Terminal Gentileza. Para minha boa impressão, o ônibus estava geladinho e bem confortável. Outro aspecto é que esse ônibus sai a cada 10 minutos.

No trajeto até o Terminal Gentileza, levei apenas 25 minutos, ou seja, bem rápido. Ali subi uma escada rolante e já acessei uma nova roleta, passando novamente o Cartão Rio Card, que novamente não cobrou o valor da passagem, passando mais uma vez zerado.

Ali, ingresso em outro modal, que é o Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, na Linha 1 – Aeroporto Santos Dumont, e foram somente mais 25 minutos e eu já estava na estação do Largo da Carioca ou da Cinelândia. Ou seja, pagando apenas R$ 4,30 em todo o percurso, tive uma viagem agradável através de transporte público até o Centro da Cidade, podendo ir até o Aeroporto Santos Dumont sem enfrentar as eventuais agruras de engarrafamentos na Linha Vermelha ou Avenida Brasil.

Aprovei o novo percurso, a sua facilidade de integração logística e tarifária, e seu relato, em forma de crônica, é um incentivo a todos realizarem, aliás, uma ótima opção também para aqueles que saem ou chegam do Aeroporto Internacional do Galeão, onde também há uma estação de integração do BRT.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Wagner Victer - Da Ilha para o Centro: mais confortável e barato

6 COMENTÁRIOS

    • 1 – Uma linha de ônibus da Ilha
      2 – BRT no Terminal do Fundão
      3 – VLT até o Centro
      É o melhor dos mundos? Não! Mas melhorou muito e ainda precisa continuar melhorando.

  1. Muito bom, falta ter um transporte digno na zona sul. Para ir de Copacabana ao aeroporto so pagando de tarifa de táxi quase o mesmo que a tarifa de avião. Morador de Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo não tem transporte para o aeroporto. Ora me parece que são as pessoas que mais pegam aviões. Nada contra os outros bairros mas Copacabana com sua centena de milhares de moradores não tem transporte digno para o aeroporto Galeão, já que o Santos Dumont virou satélite de SP. No Rio o ônibus é uma vergonha. Ninguém vê isso?

    • Vc tem toda a razão… já gastaram um dinheiro grande e não colocaram o metrô até o Aeroporto..
      Quase todos os países teem.. aliás até São Paulo tem. E Rio que é cidade Turística não tem ????

  2. Parabéns ao Senhor Wagner Victer. Só lamento é que ao conseguir a cessão da Estação Leopoldina a Prefeitura não tenha pensado nos moradores de Ramos, Bonsucesso, Olaria, Brás de Pina, Penha, etc. e reabrir aquela estação para a finalidade a qual foi planejada. Ser meio de transporte, principalmente por trilhos, o melhor meio que se conhece até hoje. Como seria bom para os moradores da chamada zona da Leopoldina se voltassem a dispor desse meio de transporte, fugindo dos ônibus e dos engarrafamentos, ainda mais agora com o terminal Gentileza ali pertinho permitindo essa integração com o VLT e demais modais. Quem sabe se alguém consegue convencer o Senhor Prefeito dessa iniciativa. Talvez uma campanha pública nesse sentido. Tenho pena dos moradores desses bairros que muito ganhariam e não só eles, mas todos que tem que se deslocar para esses lugares.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui