Wagner Victer: Os acidentes virão com essas amendoeiras na Ilha

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre seis Amendoeiras que ficam na Rua Aristarco Ramos, na Ilha do Governador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na Engenharia, grandes acidentes normalmente dão um sinal antes de acontecer, até porque o processo que leva a um colapso acaba sendo progressivo a partir da deterioração de uma estrutura. Isso não acontece somente nas construções de Engenharia Civil, mas com a própria natureza, como é o caso das encostas e de seis Amendoeiras que ficam na Rua Aristarco Ramos, entre a Rua Domingos Segreto e a Praça Papai Noel no Monero, na Ilha do Governador.

A Amendoeira é uma espécie invasora, não sendo original da Mata Atlântica. No passado foram plantadas na urbanização em muitas ruas da nossa cidade, em especial na Ilha.

O problema é que as amendoeiras têm um crescimento fora do padrão de uma árvore de urbanização, chegando a uma altura superior a 20 metros, como já é o caso dessas seis amendoeiras, que ao mesmo tempo, em função da falta da rotina de poda da “copa”, acabam iniciando seu processo de crescimento de raiz com queda de calçadas e inclinação e, nesse caso especificamente, além de colocar em risco a vida de pessoas e veículos, seu porte pode derrubar a rede elétrica aérea da Light, deixando o bairro alguns dias sem energia elétrica pela dimensão do acidente que acontecerá.

A reação ao crescimento que se observa nas raízes arrancando o solo é uma própria reação natural a falta da poda de “copa”, pois é uma maneira da árvore naturalmente buscar sua sustentação física, acabando logicamente com as passagens para idosos e pessoas com deficiência nas calçadas e transformando em um caos o sistema de mobilidade. Essa é uma questão que conseguimos observar na Engenharia para quem estuda a disciplina de “Mecânica I”, como um momento aplicado na raiz em função da elevação do centro de gravidade da árvore e os esforços aplicados pelo vento constante na copa, que funciona como coletor dessa intempérie.

Advertisement

Essas árvores, portanto, vão cair. Basta ver a inclinação de algumas… e requerem, todas, uma poda de “copa” imediata, como podemos ver em fotos.

WhatsApp Image 2022 03 28 at 14.31.53 Wagner Victer: Os acidentes virão com essas amendoeiras na Ilha

Sem querer mais uma vez pré-anunciar um acidente, mas já colocando que é fundamental a parte que se coloca para uma ação preventiva, e aí não é somente a atribuição da Light, pois não há até o momento conflito com a fiação aérea, mas é fundamental a poda brutal dessa “copa”, para reduzir os esforços que acontecem naturalmente com o próprio vento.

Tenho a expectativa que a Comlurb, que a Subprefeitura da Ilha e até a Fundação Parque e Jardins (não sei se cabe a eles), entrem imediatamente podando as “copas” dessas árvores, que por acaso fotografei quando o Prefeito Eduardo Paes, está vindo na Praça Papai Noel, anunciar o seu restauro, o que foi uma boa notícia.

As seis Amendoeiras que irão cair e vistas nesse texto são apenas um exemplo do olhar cotidiano que temos que ter na prevenção de acidentes de grande monta.

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Wagner Victer: Os acidentes virão com essas amendoeiras na Ilha
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Em 2009 com muito esforço conseguimos a REMOÇÃO completa de uma amendoeira enorme em frente ao prédio 241 da Rua Repouso, onde a minha finada avó morava no segundo andar.

    Nesse caso específico, faltava pouco para cair sobre o prédio, mas esse nem era o principal problema. O principal era que a amendoeira estava colada a um poste com transformador. Na verdade, ou mudava-se o poste com o transformador, ou a árvore. Para os moradores não fazia diferença, desde que o risco de acidente fosse gerenciado. Na época optou-se por remover a árvore que foi mais barato.

  2. Curioso é ver que ele só defende esses problemas no bairro dele, Monero, a Ilha do Governador precisa de serviços emergenciais, como saneamento, despoluição das praias, entre outros problemas maiores, coisa que não vejo ele tratar.
    Será que a Ilha só tem esses problemas no Monero?
    Baoba também não é árvore originária da Mata Atlântica.
    Vamos cuidar dos mangueiras que estão morrendo a cada dia.

  3. Que se pode as amendoeiras mas que a Comlurb não as suprima, mesmo sendo invasoras, já que com certeza após as supressões não se farão as destocas e e FPJ não fará os replantios conforme legislação vigente…

  4. POR OPORTUNO, PEDIDO DE PODA AMENDOEIRA RUA GRAO DE AREIA -CALÇADA DO Nº68
    SOLICITADA EM DEZ 2021,DETERMINADA A REMOÇÃO, AGUARDANDO LIGHT –
    PERMANECE SEM PROVIDÊNCIAS, risco de acidente para pedestre e trânsito devido
    estar a árvore com tronco e galhos secos- sem folhagens, galhos se desprendendo….
    Reiterado a solicitação com alerta do risco e até presente data não atendida.
    Lamentável, que essa amendoeira chegou a tal estágio justamente por erros de poda e
    posteriormente, cerca de 4 anos, ausência do serviço.
    É descaso subprefeitura, prefeitura, parque e jardins, ou melhor, descaso comportamental
    das pessoas.
    Socorro PREFEITURA RIO para Ilha do governador!

  5. Está havendo muita poda assassina pela Comlurb e Light em todo canto da cidade.
    Árvores de rua estão recebendo poda drástica, mutilando e que resulta na morte de muitas.
    Há parques que de verde só sobrará as gramas.
    Estive no Parque do Flamengo e, cada visita, está uma vergonha de Parque – triste para um projeto de tão importante paisagis

  6. O problema não são as amendoeiras… mas, sim, quem não planeja e trata direito da questão.

    Muitas árvores tem o seu redor encoberto por cimento, pedras e até azulejos. Sem receber água, as raízes começam a fazer diferentes caminhos.
    Tem as que caem de doentes, sem cuidados, enfraquecem, sofrem ataque de pragas, cupins…
    E a questão da afetação da rede aérea de energia, estamos no século XXII, e várias grandes cidades do mundo as redes passaram para subterrânea.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui