Wagner Victer: Os garimpeiros do fundo da Baía de Guanabara

Segundo os garimpeiros, a atividade é bastante rentável, inclusive conseguem achar "bastante ouro"

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Observar o cotidiano é algo muito interessante, especialmente quando estamos caminhando. Nessa manhã, na caminhada que tradicionalmente faço no Parque do Corredor Esportivo do Moneró, observo os “Garimpeiros do fundo da Baía de Guanabara”.

Basicamente através de um detector de metal, associado a um headphone, os Garimpeiros vão caminhando ao fundo na Baía e, após uma sinalização de algo com caráter metálico, automaticamente eles tem um sistema em forma de cesta que vai ao fundo e drena a água para coletar o produto.

É claro que o fundo da Baía de Guanabara é um litoral desfavorecido do ponto de vista de trazer materiais perdidos, não só pela baixa frequência de banhistas nessa região, mas principalmente pelo pouco efeito de movimento de ondas e correntes, justamente por ser área de fundo da Baía de Guanabara, uma água bem mais abrigada, pois se localiza entre a Ilha do Governador e a parte anterior do continente, onde se encontra Magé e Petrópolis, entre outros municípios.

Muito bacana essa garimpagem em que as pessoas param para refletir como desenvolver atividades, pois muita gente fica tirando fotos e até redes televisão vão cobrir o tema. Segundo eles, a atividade é bastante rentável, inclusive conseguem achar “bastante ouro”.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Wagner Victer: Os garimpeiros do fundo da Baía de Guanabara
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O garimpeiro na foto sou eu… agradeço a matéria

    Moro no espírito santo e viajo numa Kombi pelas praias procurando coisas…a sim e ali no caso estava procurando jóias antigas de quando a praia ali era frequentada e saiu bastante coisa inclusive ouro e moedas antigas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui