Wagner Victer: ‘Reflexões da batalha do Galeão’

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a situação dos aeroportos Santos Dumont e Galeão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Passageiros Circulando Pelo Interior do Aeroporto do Galeão - Foto: Divulgação

Não foi por falta de previsão legal que a ANAC nunca fez nada. O Santos Dumont (SDU) não tem capacidade segundo o padrão de qualidade de serviço da IATA, e as pistas estão fora das normas da ICAO (replicadas nas normas brasileiras). A lei de criação da ANAC é bem clara de que a “liberdade de voar” está condicionada à capacidade do aeródromo.

A razão do esvaziamento do Galeão foi uma confluência de:

  1. Lobbies das concessionárias de outros estados (notadamente Guarulhos e Brasília);
  2. Lobby de uma companhia aérea (bastante claro desde 2009 na audiência pública que liberou o SDU);
  3. Demora de ação do Rio de Janeiro: governos, parlamentares, entidades, mídia e sociedade que não compreenderam o processo no início da crise;

A retórica de liberdade de mercado irrestrita só foi usada para fazer cortina de fumaça.

Agora este circuito foi rompido devido a uma ação histórica de mobilização de vários atores cariocas e, em especial, a ação do Presidente Lula foi central. Muitos infelizmente se omitiram ou caíram nesse discurso de trouxas que reflitam!

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Wagner Victer: 'Reflexões da batalha do Galeão'
Advertisement

23 COMENTÁRIOS

  1. Turista vai ter que guardar 250 reais para o taxi ida e volta. Aeroporto longe de tudo. Passa por várias favelas . E quem perde é o comércio do centro do Rio. Tão matando uma vaca sadia para tentar salvar uma vaca doente.

  2. Infelizmente falta bom senso como sempre. Toda medida radical e impensada gera suas repercussões.
    No final o carioca quem vai sofrer mais com menos oferta de voos o que resulta em voos com mais escala e mais caros pela maior demanda.
    Haja visto os voos já cancelados em SDU e não repostos em GIG.
    O turista vai continuar pousando em SDU agora vindo de CGH, a falsa ilusão que somente uma caneta vai trazer voos internacionais de volta ao Rio é coisa de que não se da o trabalho de ler 2 linhas de estatísticas de voo dos últimos 10anos.
    O turismo internacional se diluiu pelo Brasil principalmente pelo Nordeste que agora conta com voos diretos cada dia mais.
    Logo GIG como sonha o prefeito nunca vai voltar a existir, muito menos “na marra”, talvez no conto imaginário dele.
    Uma mais mais uma política populista desastrosa.

  3. Tem que fazer um programa de stop over de até 10 dias no Galeão urgente. Com incentivos as companhias aéreas. Agora quem quer stop over em Guarulhos ?rsrsrsrr

  4. O Carioca que não sabe se defender dos estados e dos empresários que não estão nem aí para Rio. Galeão forte quer dizer turismo forte. Engraçado que não tinha nenhum vôo Congonhas ..Galeão. Eles nem disfarçavam….rsrsr

  5. A informação técnica é que o Galeão tem a melhor estrutura para pousos e decolagens, com a maior e mais segura pista do Brasil, de acordo com os parâmetros aeronáuticos. E outra coisa foi o lobby descarado dos concorrentes, como Brasília e Guarulhos. É obrigação de todos os agentes do Estado do Rio brigarem pelo fortalecimento e uso do Galeão.

  6. Matéria rasa.. proibir voos do santos domunt é um absurdo. Vão me obrigar a trocar BRT e integrada 9. Por 100 reais de Uber.. tem que saber quem são que tão fazendo lobby pra essa canetada. Saber quanto esse jornalista faturou pra escrever tanta merda e prender os responsáveis.

  7. Acredito que o estado do Rio de Janeiro deveria ter mais autonomia para tomar as suas próprias decisões, ter as suas próprias leis, porque os interesses do Brasil não são os mesmos do Rio. Vivemos em um federalismo de fachada, temos que engolir interesses regionais alheios se sobrepondo ao nosso. Se ao menos tivéssemos um federalismo igual existe nos Estados Unidos ou Suíça…

  8. Para sucatear o RJ todos se unem, inclusive os cariocas sob alegação de periculosidade, como se 90% dos cariocas vivessem enclausurados em condomínios da Barra e zona sul.
    O interesse é do estado e da economia do turismo carioca. Não foi à toa que o prefeito de Guarulhos reclamou, vai perder milhões com isso. Então, Guarulhos pode lucrar, mas o RJ tem que aceitar um aeroporto para a elite da zona sul e barra e se ferrar?
    Em primeiro lugar o RJ, assim como Minas e SP fazem. Ou acham que o crescimento de Confins não aconteceu pela morte do aeroporto da Pampulha?

    • Na teoria o seu discurso é maravilhoso. Parece até de alguém que a gente conhece. Na pratica, não passa de mais uma tentativa preguiçosa de resolver algo pelo caminho mais fácil: na canetada! Então vale crescer o GIG mesmo se para isso tiver que matar o SDU? Lembrando que o SDU é uma publicidade gratuita para o RJ, feita pelos próprios turistas e cariocas e divulgada aos montes nas redes sociais. Precisa reduzir praticamente a nada os voos do jeito que foi feito? Ou matar o aeroporto? E vc está seguro que isso vai funcionar? Algumas rotas já estão sendo ajustadas (não vai haver mais voo direto Rio-Goiania, por exemplo). E o aeroporto de Pampulha é um “pasto”, sem estrutura alguma, realmente não fez falta nenhuma em MG. Completamente diferente da nossa realidade aqui com o SDU.

    • Na teoria seu discurso é lindo. Parece até com alguém que a gente conhece bem. Na prática, não passa de resolver da forma mais preguiçosa: na canetada! Então pode matar o SDU para aumentar a demanda do GIG? Lembrando que o SDU por si só é publicidade gratuita pro RJ, uma vez que turistas e cariocas divulgam pousos e decolagens aos montes em redes sociais. Pra que diminuir a quase nada a quantidade de voos do SDU? E em relação a Pampulha, a narrativa é distorcida; esse aeroporto é um “pasto”, sem estrutura alguma, completamente diferente da nossa realidade aqui com o SDU. E quem garante que o problema será resolvido no GiG? Querem empurrar goela abaixo um aeroporto sem mobilidade e com preços caríssimos, vão é perder mais turistas. A rota Rio-Goiania em voo direto, por exemplo, foi ou será extinta. Ah, e talvez a culpa da Azul ter desistido de fazer seu Hub no Galeão e preferir Campinas tenha sido do SDU tb kkkk

  9. Que “ótima” reflexão, hein! Como faz pra voltar e recuperar o tempo perdido lendo essa bobagem?
    Espero que o nobre jornalista tb não seja do time dos que defendem uma proposta descabida da retirada do aeroporto SDU e construção do bairro SDU, inclusive já noticiada por este site há tempos.

  10. Quebradeira do comércio??? Pra começar o SDU é um AERPORTO e não um shopping center. Fora isso… já tem até camelódromo lá dentro. As lojas que existiam antes, podes ter certeza que não fecharão. E por outro lado as lojas do Galeão finalmente poderão voltar a respirar. O resto é blá bá blá.

  11. Tem total razão.
    Agora, as viúvas da oposição sem raciocínio vão jogar a culpa na linha vermelha, e etc.

    Mas quem vive o Rio real, sabe que uma coisa puxa a outra. E quando o governo quer, o caminho para o GIG fica uma paz.

  12. Mais um tiro no Rio…mais uma ação danosa à economia do Rio. O esvaziamento do SDU que passará a ser um “mero” aeroporto para alguns poucos voos, além de levar a uma provável quebradeira do comércio ali existente, induzirá as empresas de âmbito nacional a optarem por SP, devido a facilidade de acesso aéreo aos outros estados da federação, e isso será mais uma daquelas perdas irreversíveis para o Rio. O RJ sediou o PAN, as olimpíadas e parte da copa do mundo, e no entanto, os voos internacionais cada vez mais optam por SP. É a motivação desta opção por SP que precisa ser entendida e revertida. Enfim, o RJ vai pagar por mais um erro crasso.

    • Quebradeira do comércio??? Pra começar o SDU é um AERPORTO e não um shopping center. Fora isso… já tem até camelódromo lá dentro. As lojas que existiam antes, podes ter certeza que não fecharão. E por outro lado as lojas do Galeão finalmente poderão voltar a respirar. O resto é blá bá blá.

  13. Texto extremamente raso. Os cariocas não usam o Galeão porque é feio, inseguro, trajeto caro de taxi e Uber e o trajeto cheio de perigos. Vide os atentados que sofreram Ellen Gracie na época presidente do STF e os artistas como Sandy e Junior que ficaram presos numa situação assustadora que os cariocas vivenciam todos os dias. Enquanto não murarem a pista impedido balas perdidas e que a mesma seja invadida por bandidos sucumbindo às narrativas molengas e esquerdóides de que “o muro passa uma mensagem psicológica de divisão…” os cariocas e visitantes serão aterrorizados psicologicamente e realmente por ter que trafegar ali. Resolvam o problema da segurança nos acessos, transportes e pistas que o Galeão decola.

    • Exatamente, amigo.
      O prefeito de Guarulhos foi fazer a parte dele. Os outros estados se veem como países. Nós nos vemos como o Brasil. Mas tem hora que essa lógica dá erro!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui