William Bittar: Museu Carmem Miranda, tributo à musa tropical

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre o Museu Carmem Miranda, localizado na Avenida Rui Barbosa, Flamengo, após dez anos fechado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Maquete do Pavilhão no Parque do Flamengo, A.E.Reidy Acervo Particular

Na última sexta-feira, dia 04 de agosto, às vésperas do 68º aniversário da morte de Maria do Carmo Miranda da Cunha, a Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro (FUNARJ), reabriu ao público o Museu Carmem Miranda, localizado na Avenida Rui Barbosa, s/n, Flamengo, após dez anos fechado.

Ainda que permaneçam muitas polêmicas sobre a carreira da cantora e atriz, principalmente devido à sua permanência nos Estados Unidos, é fato que Carmem Miranda foi responsável pela divulgação da música brasileira no exterior, provocando grandes modificações no gosto do público por um novo gênero que incluía o samba, antes relegado a camadas mais pobres da população.

Carmem Miranda efetivamente criou um personagem que a acompanhou até sua morte, com suas vestes estravagantes, grandes saltos nas sandálias, barriga à mostra e os insuperáveis turbantes coloridos, inspiradores de outros movimentos artísticos de vanguarda, como o Tropicalismo.

O Museu Carmem Miranda foi criado em 1956, pelo decreto nº 886, do prefeito do antigo Distrito Federal, Francisco Negrão de Lima, promovendo algumas exposições itinerantes com o acervo da cantora, doado pela família, através de sua irmã e parceira de palco Aurora Miranda.

Advertisement

A instituição ganhou uma casa definitiva em 05 de agosto de 1976, após vinte anos de sua criação, em uma edificação adaptada pelo arquiteto Ulisses Burlamaqui, atendendo à direção da FEMURJ, Professora Neusa Fernandes.

image 40 William Bittar: Museu Carmem Miranda, tributo à musa tropical

O projeto de recuperação do bem tombado pelo IPHAN, por integrar o conjunto do Parque do Flamengo, foi devidamente autorizado pelo órgão de proteção. Burlamaqui propôs a retirada de pisos diferentes do original e recuperou as características principais das paredes, jardim interno, aberturas, além da concepção do espaço expositivo.

O Jornal do Brasil daquele dia noticiava sua inauguração revelando que “depois de guardado em 11 malas durante 20 anos, o acervo de Carmem Miranda ganha status de museu a partir de hoje, instalado no antigo banheiro público para crianças, projetado por Reidy, na planta original do Aterro do Flamengo”, que já abrigara o Museu de Artes de Tradições Populares, transferido para o Palácio do Ingá, em Niterói.

Originalmente, aquele equipamento idealizado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, um dos grandes mestres da arquitetura moderna nacional, abrigava um pavilhão para o playground do Morro da Viúva, agregado ao espaço destinado às crianças, conforme a revista Módulo nª 37, de 1964.

O edifício apresentava planta circular, com 22 metros de diâmetro, com pátio interno que facilitava a ventilação e iluminação. A concepção original contava com salão-anfiteatro, sala para recreadoras, atendimento de emergência, pequena copa, vestiário, depósitos e sanitários.

image 41 William Bittar: Museu Carmem Miranda, tributo à musa tropical

Sua fachada era composta pela própria estrutura de concreto aparente, em dobraduras para promover sustentação, com balanços variáveis e acesso realizado por duas portas basculantes que, abertas, criavam marquises e marcação das portas.

Ainda que com pequenas dimensões, a obra revelava a capacidade do arquiteto em resolver questões integradas do projeto, com ótimas soluções espaciais.

A inauguração do museu, em 1976, foi amplamente noticiada pela imprensa, contando com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, pois já ocorrera a fusão, além de outros contemporâneos da cantora, como os compositores Almirante, Herivelto Martins e Sinval Silva e sua irmã, Aurora.

Ao som de Taí, a fita foi cortada e o acervo apresentava ao público as primeiras roupas e turbantes de Carmen, ainda desenhados por ela, parte daqueles quase três mil itens, incluindo farto acervo fotográfico de sua trajetória.

No entanto, na prática, tornou-se mais um equipamento cultural pouco conhecido na cidade e o reduzido interesse acabou por definir seu fechamento por quase uma década. Sua recente reabertura, com novas atrações e iniciativas para um público mais diversificado, talvez atenda ao desejo de Carmem expressa em uma de suas músicas mais famosas: “Eu fiz tudo pra você gostar de mim!’

image 42 William Bittar: Museu Carmem Miranda, tributo à musa tropical

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp William Bittar: Museu Carmem Miranda, tributo à musa tropical
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 William Bittar: Museu Carmem Miranda, tributo à musa tropical
Avatar photo
Carioca, arquiteto graduado pela FAU-UFRJ, professor, incluindo a FAU-UFRJ, no Departamento de História e Teoria. Autor de pesquisas e projetos de restauração e revitalização do patrimônio cultural. . Consultor, palestrante, coautor de vários livros, além de diversos artigos e entrevistas em periódicos e participação regular em congressos e seminários sobre Patrimônio Cultural e Arquitetura no Brasil.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui