Almaúnica Super Premium 4 Castas
Almaúnica Super Premium 4 Castas

Almaúnica foi fundada em 2008. A Vinícola tem em seu DNA uma paixão secular pelos vinhos. Criada pelos irmãos gêmeos Magda e Márcio Brandelli na cidade de Bento Gonçalves, Rio grande do Sul, filhos de Laurindo Brandelli e Doracy Brandelli. Os irmãos montaram uma empresa que alia tradição familiar na cultura do vinho com proposições inovadoras, alicerçadas no desejo de fabricar produtos nos quais exprime-se o amor e o carinho pelas videiras e arte de elaborar vinhos com alegria e prazer.

A Vinícola Almaúnica concebe vinhos e espumantes com o máximo cuidado e dedicação, da videira à garrafa. Aliando tradição às técnicas mais avançadas de concepção para os consumidores cada vez mais esclarecidos e exigentes. A Vinícola Almaúnica foi planejada para produzir garrafas limitadas de cada vinho e assim se tornar um conceito na elaboração de vinhos finos e espumantes. No enoturismo na Vinícola Almaúnica, apresenta aos visitantes: modernidade nos processos e conhecimentos seculares de elaboração, de uma gente que nasceu pra isso.

O percentual dos cortes é definido a cada safra pelo enólogo. A degustação foi da safra de 2016 onde temos: 40% Syrah para garantir o corpo e textura, 40% Merlot que gera a redondeza e elegância do vinho, 10% Malbec o deixando mais suave e de maior intensidade na cor e, por fim, 10% Cabernet Sauvignon, ajustando sua estrutura e equilíbrio.

Encorpado e potente com uma persistência longa e taninos bem maduros. Sua cor é intensa com notas violáceas, no olfato muito complexo que vai desde hortelã, baunilha, chocolate preto, especiarias, café, defumados e calda de frutas vermelhas maduras. Essa safra maturou 24 meses em carvalho francês, somente o Syrah em carvalho americano novo. Vinho de grande potencial de guarda. Acompanha carne de caça, paleta de cordeiro, queijos fortes, massas com molhos condimentados.

Tive a oportunidade de degustar esse vinho na Cave Nacional, restaurante e loja virtual de vinhos especializada em vinhos nacionais de pequenos produtores e altíssimo padrão de qualidade. O grande diferencial da casa é a falta de carta de vinhos. O cliente vai até a adega onde o proprietário estará disponível para entender o paladar individual do cliente e recomendar-lhe o melhor vinho para seu palato e prato escolhido. Escreverei mais à frente sobre a gastronomia da Cave Nacional, mas já antecipo aqui minha grande recomendação ao local.

Nota: 9,1
Onde comprar: https://cavenacional.com.br/
Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 151 – Botafogo
Valor: consultar site e safra

Nota
Pontos
9.1
Vinicius Giglio
Vinicius Giglio é 3G: Gourmet, Gourmand e Gordinho (mas só de espírito). Engenheiro e mestre em Administração, apaixonado por inovação, mentor de startups, enófilo e ótimo namorado. Escreve sobre gastronomia e vinho no Diário do Rio.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui