Witzel diz que há colapso na saúde e que comércio poderá ser reaberto de forma gradual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Governador e secretário de saúde. Foto: Eliane Carvalho

Em entrevista a O Antagonista, o governador Wilson Witzel (PSC) admitiu que o sistema de saúde estadual já está em colapso devido ao número de pessoas infectadas pelo Covid-19. De acordo com o governador, já seriam 300 pessoas aguardando uma vaga de CTI nos hospitais estaduais.

Mas apesar disso, Witzel diz ter em mãos um estudo para um rodízio de reabertura gradual do comércio, separando as empresas pelo número de seu CNPJ. Mas é bem cuidadoso sobre o assunto e se mostra preocupado que isso possa aumentar o número de contaminados:

Hoje nós temos em torno de 30% da população nas ruas. Estamos no colapso da saúde já. Se formos liberar mais alguma atividade, quanto isso vai impactar nos transportes? Isso vai aumentar, de 30% da população nas ruas para 50%. Isso corresponderá a quanto? É difícil de calcular porque não sabemos quanto serão contaminados e quantos precisarão estar no hospital — disse Witzel.

Diz Witzel que mesmo com todos os hospitais de campanha funcionando, não poderá reabrir todo o comércio. Mas admite que em algum momento precisa mesmo proceder à reabertura do comércio.

Considerado pelo presidente Jair Bolsonaro um de seus maiores adversários, Witzel criticou o capitão, e isso antes do já antológico “E daí?” sobre as mortes pelo novo Coronavírus.

Enfrentamos aquela discussão com presidente da República Jair Bolsonaro, que fez a primeira manifestação em cadeia de rádio e TV dizendo era uma gripezinha e que algumas pessoas iriam morrer. O problema não são algumas pessoas, mas milhares de pessoas. Pior de tudo é que não é uma gripezinha, é uma doença extremamente grave e traiçoeira”, sentenciou o governador.

Por enquanto, no que tange aos cariocas, o Prefeito Marcelo Crivella deve decidir nesta quinta pela prorrogação do isolamento por mais 30 dias, até 30 de maio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Witzel diz que há colapso na saúde e que comércio poderá ser reaberto de forma gradual

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui