XP é alvo da Justiça após dar prejuízos milionários a clientes

Segundo investidores, a corretora fornecia informações incompletas ou erradas sobre investimentos, além de prometer lucros irreais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Com R$ 1,1 trilhão sob sua custódia e 4,5 milhões de clientes, a XP Investimentos, maior corretora brasileira, foi acionada pela Justiça por levar os seus clientes a terem prejuízos milionários por meio de práticas pouco claras e abusivas. Segundo os investidores, a corretora fornecia informações incompletas ou erradas sobre investimentos, além de prometer lucros irreais. A XP também incentivava a clientela a investir em papéis pouco lucrativos, mas que pagavam melhores de taxas de corretagem à empresa, conforme reportou o site Terra.

O veículo buscou esclarecimentos junto à corretora sobre as acusações e o processo na Justiça. A empresa informou, por meio de nota, que não comenta casos específicos em trâmite judicial.

Na peça de acusação consta uma série de trocas de mensagens entre clientes e assessores da XP, que vendiam produtos de alto risco, com a garantia de “blindagem” contra prejuízo. Algo que não pode ser assegurado pela própria natureza do mercado.

Na ação, os clientes também acusam os corretores da XP de terem realizado operações milionárias sem consentimento. Medida que aumentou ainda mais os prejuízos por eles sofridos e, proporcionalmente as comissões dos agentes. 

Advertisement

Entre os investimentos indicados pelo time da XP estão operações alavancadas com empréstimos feitos pela empresa e Certificados de Operações Estruturadas (COEs) – aplicações de renda fixa e variável, que foram vendidos com lucratividade acima da média e garantia do valor principal investido em caso de baixa.

No nota enviada ao Terra, a empresa do economista Guilherme Benchimol, disse que “segue rigorosamente a regulação e preza pela absoluta transparência nas condições e prazos dos seus produtos de investimentos. Por isso, está alinhada aos mais altos padrões de compliance e de aplicação de suitability”.

Com informações do Metrópoles e Terra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp XP é alvo da Justiça após dar prejuízos milionários a clientes
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Well, well, well. Uma hora, a empresa perfeita, cheia de anúncios e patrocínios em tudo que é canto seria exposta. Mesmo que, aparentemente em poucas mídias, já que não se lê uma nota nos grandes jornais sobre isto. Por que será, hein?

    Tornou-se um padrão, agora. Essas empresas surgem, se consolidam, dominam o mercado parecem sólidas feito rocha, mas quando tu vai ver, é só mais um golpe barato de esquina. Otário é quem acredita neles. Pois pra ganhar dinheiro neste meio, você tem que pertencer ao lado dos “alfas” , dos vilões, dos que têm a frieza e a psicopatia necessária pra f.der quem quer que seja pra se dar bem. Se você não é nada disso, guarda teu dinheiro na poupança. Pelo menos é “garantido” que ele estará lá, caso teu banco não quebre kkkkkk

    • Concordo! Coloque seu dinheiro de preferência na Poupança da Caixa, pois pelo menos os recursos são aplicados em programas sociais, que de alguma maneira beneficiam o povo em geral, contribuindo, ainda que de forma tímida, pela melhoria do país como um todo. Se você poupa/investe seu dinheirinho nos bancos dos gangsters privados (Itaú, Bradesco, Santander, BTG, e nessas fintechs disfarçadas de “moderninhas”), acaba virando capital especulativo e os lucros dos bandidos vagabundos vão parar em algum esconderijo fiscal no exterior, drenando recursos do Brasil. Chegará o dia em que só existirão bancos públicos, controlados democraticamente pelo público. Os herdeiros do grandes banqueiros trambiqueiros vão ter que abrir lojinha de açaí para trabalhar de verdade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui