Yuri Antigo – Peça de teatro, em Ipanema, resgata ideias e obra de Darcy Ribeiro

Coluna desta semana também conta que Maria Bethânia está confirmada no desfile de 2024 da Mangueira; fala sobre a saída de Bruno Chateaubriand da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro; e muito mais!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Max Oliveira na peça "Cartas de Darcy"

O que falaria Darcy Ribeiro, um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX, sobre o Brasil na atualidade? E se pudesse escrever cartas ao povo brasileiro, o que diria? Essas reflexões são o ponto de partida de “Cartas de Darcy”, peça que acaba de estrear na Casa de Cultura Laura Alvim, no Espaço Rogério Cardoso, em Ipanema.

O espetáculo, com idealização, dramaturgia e atuação de Max Oliveira, ficará em cartaz até 25 de junho, às sextas (19h), sábados (19h) e domingos (18h). “Trazer para a cena as ideias de Darcy, suas pesquisas, sua obra e sua profunda inspiração humanística, é contribuir para reflexões fundamentais em tempos tão difíceis e conturbados vividos por milhões de brasileiros, em suas vidas cada vez mais precarizadas”, comenta o artista. O antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político faleceu em 1997. Entre seus livros mais conhecidos estão “O povo brasileiro”, “Educação como prioridade” e “A universidade necessária”.

“Cartas de Darcy” tem direção de Carmen Frenzel, cenários e figurinos assinados por Oswaldo Eduardo Lioi, iluminação de Hebert Said, pesquisa da antropóloga Daphne Cordeiro e produção de Gaby Freitaz, Max Oliveira e Thiago Prado. Ingerssos à venda neste link.

Maria Bethânia vai desfilar na Mangueira em 2024

Alcione e Maria Bethania Yuri Antigo - Peça de teatro, em Ipanema, resgata ideias e obra de Darcy Ribeiro

Maria Bethânia voltará à Marquês de Sapucaí em 2024 (sua última vez na avenida foi em 2016, quando foi enredo da Mangueira e a escola foi campeã). A cantora já confirmou presença no desfile da verde e rosa, que fará uma grande homenagem à Alcione. “Vou no chão ou na ala que você escolher com muito orgulho e alegria”, disse Bethânia à amiga durante encontro no 30º Prêmio da Música Brasileira, no Theatro Municipal do Rio. “Venha onde você quiser. Quer que eu te carregue?”, retrucou Alcione, aos risos.

Advertisement

Bruno Chateaubriand deixa federação de ginástica! Entenda o motivo…

Bruno Chateaubriand Yuri Antigo - Peça de teatro, em Ipanema, resgata ideias e obra de Darcy Ribeiro

Bruno Chateaubriand está de saída da presidência da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro. No cargo de 2017, o jornalista entregou a carta de renúncia nesta sexta-feira, 2/6. Ele alega interferência da Caixa Econômica Federal na instituição. “A gota d’água para esta ruptura foi a imposição da assinatura de um contrato de convênio de equipamentos com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica). A Federação estava sendo obrigada a acatar práticas abusivas por parte da gestora nacional. Banners da Loterias da Caixa, apoiadora nacional da ginástica, que não repassa recursos para essa federação, exigia que fossem colocados no ginásio. (…) Nunca tivemos acesso ao contrato da Loterias da Caixa e Confederação, mas somos instruídos a aprovar contas sem ver as fontes pagadoras”, escreveu Bruno, em carta aberta à comunidade de ginástica. O novo presidente deverá ser escolhido em uma assembleia que será realizada em até 90 dias.

Sonia Braga de volta à Globo? Ela nega…

Sonia Braga Yuri Antigo - Peça de teatro, em Ipanema, resgata ideias e obra de Darcy Ribeiro

Diante dos rumores de que teria sido convidada para fazer parte do elenco do remake da novela “Renascer”, que a Globo colocará no ar em 2024, Sonia Braga é categórica: “Jamais fui consultada”. Sites de fofoca chegaram a dizer que a atriz iria ter um papel de destaque na primeira fase da trama de Benedito Ruy Barbosa, exibida originalmente em 1993. O último trabalho de Sonia na TV brasileira foi na novela “Páginas da Vida”, em 2006. Em 2011 ela chegou a participar de um episódio da série “Tapas & Beijos”.

Gira Música realiza a sua 8ª edição neste domingo

DJ Flavio Cesar Yuri Antigo - Peça de teatro, em Ipanema, resgata ideias e obra de Darcy Ribeiro

A feira de vinil Gira Música acontecerá novamente na Casa da Polônia, em Laranjeiras, neste domingo, 4/6, do meio-dia às 20h. Em sua oitava edição, o evento reunirá mais de 40 expositores de discos do Rio e de outras partes do Brasil, com muitas raridades e espaço para saldos/descontos. Haverá também apresentação de diversos DJs convidados, entre eles Flávio César (foto), Rodrigo Facchinetti, Adriano Silva e Rui Tavera.

Vizinhança da pesada

Drica Moraes Eduardo Sterblitch Adriana Esteves e Thomas Aquino Yuri Antigo - Peça de teatro, em Ipanema, resgata ideias e obra de Darcy Ribeiro

O Kinoplex Leblon recebeu na segunda-feira, 29/5, a pré-estreia da série “Os Outros”, do Globoplay. O elenco em peso marcou presença. Criada por Lucas Paraizo e dirigida por Luísa Lima e Lara Carmo, a produção se passa num condomínio da Barra e aborda as relações conflituosas entre vizinhos. Na foto acima, Drica MoraesEduardo SterblitchAdriana Esteves e Thomas Aquino. Abaixo, Milhem Cortaz e Maeve Jinkings.

Milhem Cortaz e Maeve Jinkings Yuri Antigo - Peça de teatro, em Ipanema, resgata ideias e obra de Darcy Ribeiro

As boas novas de Carla Pimentel

Carla Pimentel Yuri Antigo - Peça de teatro, em Ipanema, resgata ideias e obra de Darcy Ribeiro

A psicóloga, paisagista e mentora Carla Pimentel vai comandar um brunch na próxima terça-feira, 6/6, na Casa Camolese, no Jardim Botânico, para comemorar o lançamento da sua nova empreitada: o Instituto Brasileiro de Jardins Terapêuticos. Na ocasião, haverá também o lançamento e sessão de autógrafos do primeiro livro de Carla, chamado “Jardins Terapêuticos em Instituições de Saúde”, com prefácio de Eliseth Leão, pesquisadora líder do Hospital Israelita Albert Einstein.

Festa surpresa para Cinthia Monnerat

A jornalista Cinthia Monnerat ganhou festa surpresa do namorado, o empresário Wilson Barcellos, em São Conrado, no último fim de semana. O filho dela, Pedro Rezinski, foi o DJ da noite. A noitada também teve show da banda Floaters, com repertório bem eclético. Confira as fotos de Vera Donato:

Fotos: Max Oliveira – Divulgação / Alcione e Maria Bethânia – Vera Donato / Bruno Chateaubriand – Divulgação / Sonia Braga – Reprodução / DJ Flávio César – Divulgação / Pré-estreia da série “Os Outros” – Reginaldo Teixeira / Carla Pimentel – Divulgação / Aniversário de Cinthia Monnerat – Vera Donato

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Yuri Antigo - Peça de teatro, em Ipanema, resgata ideias e obra de Darcy Ribeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Yuri Antigo - Peça de teatro, em Ipanema, resgata ideias e obra de Darcy Ribeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui