A Pinakotheke Cultural, em Botafogo, abrirá para o público na próxima segunda-feira, 18/3, a exposição “Anjos com armas”, apresentando aproximadamente 50 obras dos artistas Sergio Camargo (1930-1990), Lygia Clark (1920-1988), Mira Schendel (1919-1988) e Hélio Oiticica (1937-1980). A curadoria é de Max Perlingeiro, diretor do local, com a colaboração do artista Luciano Figueiredo.
A mostra é um tributo ao crítico e curador britânico Guy Brett (1942-2021), que desempenhou papel decisivo na internacionalização da arte brasileira, ao criar, junto com o artista filipino David Medalla (1942-2020) e outros amigos, a lendária galeria Signals, que de 1964 a 1966 exibiu obras dos artistas que estão em “Anjos com armas”. Quatro obras que estiveram originalmente na Signals estarão expostas na Pinakotheke Cultural: “Bicho-Contrário II” (1961), “Espaço Modulado nº 4” (1958), “Espaço modulado nº8” (1959) e “Relief” (1964). As três primeiras são de Lygia Clark, enquanto a última é de Sergio Camargo.
O evento de abertura contará com a presença do crítico, historiador e filósofo da arte Yve-Alain Bois, pesquisador no prestigioso Institute for Advanced Study, em Princeton, EUA. Na ocasião, será lançado um livro – composto por dois volumes – sobre a exposição em si e seus artistas. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h, até 11 de maio. Entrada franca. A Pinakotheke Cultural fica no Rua São Clemente, 300 – Botafogo.
Catia Drumond é reeleita presidente da Imperatriz Leopoldinense
Em assembleia realizada na última quarta-feira (13/3), a chapa “O legado continua”, comandada por Catia Drumond, foi aclamada eleita na Imperatriz Leopoldinense para o triênio 2024/2027. Este será o segundo mandato consecutivo da atual gestão, que conta com Vinicius Drumond como vice-presidente. “Nosso compromisso é dar continuidade a este trabalho e fazer com que a Imperatriz permaneça no topo”, disse Catia. No pleito, João Felipe Drumond também foi eleito como presidente do conselho deliberativo e vice-presidente financeiro. Ele também segue como diretor executivo de Carnaval. A chapa formada por Catia e Vinicius foi a única inscrita na eleição.
Colcci inaugura loja no Barra Shopping e apresenta nova coleção
A Colcci promoveu coquetel, quinta-feira (14/3), para inaugurar sua loja no Barra Shopping. Na ocasião, a marca também apresentou sua nova coleção de outono. Ana Paula Barbosa assinou a lista de convidados. Confira os cliques:
Criação do SUS vira tema de livro
O médico sanitarista Luiz Antônio Santini, pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, e o historiador Clóvis Bulcão lançaram, segunda-feira (11/3), o livro “SUS: uma biografia – Lutas e conquistas da sociedade brasileira” (Record), na Travessa do Shopping Leblon. Santini, que foi um dos articuladores da construção do SUS, nas décadas de 1970 e 1980, diz que buscou contar na publicação essa história a partir do olhar de quem testemunhou o processo desde o início. Na foto acima, os autores com Armínio Fraga. Abaixo, Beth Santini e Evandro Lucena.
Jantar a quatro mãos no Ocyá
À frente do restaurante Ocyá, que no ano passado entrou para o ranking do Latin America’s 50 Best Restaurants, na 96ª colocação, o chef Gerônimo Athuel receberá o argentino Gonzalo Vidal para elaborarem e servirem, em conjunto, um menu degustação, no próximo dia 28, a partir das 20h. Para o evento, batizado de “Chef a Bordo”, as receitas seguirão a essência do trabalho adotado por Gerônimo no Ocyá, de valorização dos pescados locais e aproveitamento integral dos insumos, tendo a criatividade e as técnicas dos dois chefs como fio condutor para a execução do cardápio exclusivo. Localizado na Ilha Primeira, na Barra, o charmoso Ocyá possui mesas ao ar livre e à beira mar. Informações e reservas pelo WhatsApp (21) 97286-1250.
Sandra Dualibe comanda show “Da Amazônia” no Teatro Rival Petrobras
Sandra Dualibe vai comandar o show “Da Amazônia”, dia 3 de abril, às 19h30, no Teatro Rival Petrobras, na Cinelândia. Com direção artística de Sérgio Oliveira e direção musical de Ney Conceição, a apresentação terá participação especial da jornalista Cristina Serra e dos artistas Lucina e Vital Lima. No repertório, músicas representativas de compositores da Amazônia, como “Uirapuru”, do maestro paraense Waldemar Henrique, e “Boi da lua”, do maranhense César Teixeira, além de canções autorais de Sandra, como “A música em mim” e “Pra te comover”. O final será com o DJ Saint Hills, recém-chegado da Califórnia (EUA), que mesclará o eletrônico com a banda acústica. Ingressos à venda neste link.
Aniversário em grande estilo
Em contagem regressiva para a chegada do primeiro filho, que terá o nome de Matteo, Thamires Hauch comemorou seu aniversário de 31 anos, dias atrás, no Hotel Fasano, em Ipanema. A escritora e influenciadora digital estava com o marido, Marcelinho Calil, o homem forte da Unidos do Viradouro. No quarto, a aniversariante foi surpreendida com um mini bolo e um lindo arranjo com rosas vermelhas.
Fotos: Anjos com armas – Divulgação / Catia Drumond, Vinicius Drumond e João Felipe Drumond – Divulgação / Evento da Colcci – Reginaldo Teixeira / Lançamento do livro “SUS: uma biografia – Lutas e conquistas da sociedade brasileira” – Marco Rodrigues / Gonzalo Vidal – Reprodução / Sandra Dualibe – Marcelo Castello Branco/Divulgação / Thamires Hauch e Marcelinho Calil – Instagram