É grande a tensão no mundo do samba por conta da situação financeira das agremiações. Agosto foi o mês mais difícil para as escolas desde quando a pandemia de covid-19 chegou ao Brasil. É um misto de “não sei o que fazer” com “o que será do nosso Carnaval?”. Mangueira, Viradouro, Portela, Vila Isabel e cia. apertaram completamente os cintos nos últimos meses, principalmente porque o dinheiro da TV Globo (dos direitos de transmissão) ainda não entrou na conta. E nem há previsão de quando isso acontecerá já que os desfiles serão adiados ou acontecerão somente em 2022. A definição sairá em meados de setembro.
Até a poderosa Grande Rio precisou dar uma “segurada” no caixa, de acordo com fontes de Duque de Caixas. A única exceção é a Beija-Flor. A escola de Nilópolis não sabe o que é crise e, felizmente, seus colaboradores seguem relativamente tranquilos… Salve, salve, Anísio Abraão David!
Gabriel David: menino dedicado
Por falar em Beija-Flor: Gabriel David, filho de Anísio e conselheiro da agremiação, está se dedicando praticamente 24h por dia, sete dias por semana, para o próximo Carnaval. Mesmo sem saber ao certo quando será o desfile, o rapaz não para de ter ideias criativas.
Um “telhado novo” para Carlos Bolsonaro
De forma bem discreta, pessoas próximas a Carlos Bolsonaro começaram a sugerir ao vereador que ele dê um jeito na cabeleira. Ou melhor, na falta dela. “Transplante capilar está na moda. Tem que fazer logo”, comenta um amigo de Carluxo. A técnica em questão, utilizada por famosos como o cantor Lucas Lucco e os atores Sergio Guizé e Sidney Sampaio, é conhecida como Follicular Unit Extraction, que consiste na retirada de fios, um a um, de uma área doadora (geralmente a nuca).
Nova praça com vista privilegiada
O Bossa Nova Mall inaugura hoje uma nova praça de alimentação ao ar livre para quem prefere fazer refeições em ambientes abertos, com ventilação natural e uma das vistas mais belas da cidade: a Baía de Guanabara. O espaço é atendido por restaurantes que já estão presentes no shopping center.
H.Stern Home: sem previsão de volta
Na contramão de muitas empresas que reforçaram suas vendas online durante a pandemia, H.Stern Home desativou seu e-commerce. A loja física na Garcia D’Avila, em Ipanema, também fechou as portas e não há previsão de reabertura. Uma pena.
Encontros sociais voltando…
Mulheres festeiras do circuito Zona Sul-Barra estão aos poucos voltando a se encontrar, após cinco meses de reclusão (um martírio para muitas delas, diga-se de passagem). Na última quarta-feira, 26, por exemplo, a advogada Rosana Rodrigues (a Fofa) reuniu cerca de 30 amigas – entre elas Vera Loyola e Renata Fraga –, no Rubaiyat Rio, para comemorar seu aniversário. O distanciamento social foi mantido somente até a segunda taça de vinho.
A simplicidade de Ana Paula Arósio e o cachê milionário
A tão comentada campanha do Santander com Ana Paula Arósio foi marcada pela simplicidade da atriz. No set de filmagens em São Paulo, Ana esbanjou simpatia e não fez qualquer pedido fora do comum. A gravação foi dirigida por Ian SBF. O valor exato do cachê continua sendo um mistério, mas muito se comenta que foi perto de R$ 8 milhões.
Fashion Brands: possível edição em novembro
A RP Alessandra Amaral planeja realizar no fim de novembro, no Hotel Nacional, em São Conrado, uma nova edição do Fashion Brands. O evento, que reúne diversas marcas e atrações com foco no público feminino, conta com apoio de Márcia Veríssimo para atrair o público.
Quem ainda aguenta?
Questionamento da ex-atriz Vera Gimenez, dia desses, sobre a “febre” (interminável) de lives: “O que levam pessoas desconhecidas ficarem fazendo lives e falando abobrinhas? Alguém tem alguma explicação?”.
TRÊS PERGUNTAS PARA NETTO MOREIRA, DIRETOR-GERAL DO FAIRMONT RIO
Fechado há cinco meses por conta da pandemia, o Fairmont Rio, na Av. Atlântica, em Copacabana, voltará a funcionar na próxima terça-feira, 1º de setembro. Inaugurado em agosto do ano passado, o hotel sofreu um baque e tanto, mas toda sua equipe está cheia de energia para este recomeço – inclusive, recebeu, dias atrás, o Prêmio Traveller’s Choice, selo do Tripadvisor dado a um seleto grupo que inclui apenas 10% da rede de hospitalidade mundial. Confira a conversa que a coluna teve com Netto Moreira, diretor-geral do hotel.
Qual a expectativa para a reabertura do Fairmont Rio?
Netto: A expectativa é grande. Para garantir toda segurança aos hóspedes e visitantes estamos seguindo padrões internacionais e regionais para garantir os protocolos do selo ALLSAFE, criado pela Accor em parceria com o Bureau Veritas, como medição de temperatura, piso demarcado para indicar distanciamento social, álcool em gel em todos os ambientes, embalagens individuais de produtos nos quartos e máscaras disponíveis na recepção, além das lâmpadas UV para desinfetar os apartamentos. Temos apoio da Academy Accor Brasil de São Paulo para que as equipes possam se sentir seguras e confortáveis, e, assim, agir com naturalidade e transmitir calor humano, carinho e atenção com os hóspedes nessa nova fase.
O hotel completou recentemente um ano e muitas pessoas ainda o conhece. Por que o Fairmont Rio é uma boa opção de hospedagem?
Netto: O Rio é um sonho para todos, tanto para turistas estrangeiros quanto locais. O que temos a oferecer aqui no Fairmont é uma experiencia singular para descobrir a Cidade Maravilhosa com padrões internacionais de serviço sob um olhar novo na hotelaria de luxo, mais conectado e despojado, ligado com os novos valores do mundo, enaltecemos o carioca e sua alegria de viver e receber, os protagonistas sãos nossas equipes. Desenvolvemos também uma tarifa especial para os cariocas e residentes da cidade. É uma ótima opção para quem deseja viajar dentro de casa e curtir uma ‘staycation’ no Fairmont Rio.
Quais lições ficam da pandemia?
Netto: Uma pandemia como essa é algo realmente inesperado e impossível estar preparado com antecedência. Precisamos ser flexíveis, realistas, polivalentes e humanos para apoiar nossas equipes e estudar um plano de retomada real e possível. Acho que a solidariedade é a principal ação que podemos levar destes meses de reclusão. Desde o início nossa principal preocupação foi com nossos colaboradores e com a comunidade, e não hesitamos em ajudar entidades caritativas com o que podíamos, e isso deve continuar.
…FIO…DA…MEADA…
*** Protagonizado por Maitê Proença, o monólogo “O pior de mim”, no Teatro Petra Gold, estreia no dia 9 de setembro com transmissão online.
*** O festival de sopas, cremes e caldos da Casa Julieta de Serpa, no Flamengo, começa no dia 1º de setembro, com opções a partir de R$ 23.
*** Jorge Sanchez e João Carlos Borda acabam de lançar o livro “O vírus da incerteza” (Matrix Editora), onde falam sobre os impactos da covid-19 e caminhos para o combate à doença.
*** A banda DDP Diretoria retoma a agenda de shows, dia 12 de setembro, no evento “Love Park”, na Jeunesse Arena, na Barra.
*** A 6ª edição do Festival de Sabores de Cabo Frio começa no dia 3 de setembro, marcando a retomada das atividades turísticas na região.
E para terminar…
Gostou da coluna? É com muita alegria que faço minha estreia, a partir de hoje, no Diário do Rio. Agora, todos os sábados, você encontrará aqui uma coluna recheada de novidades e assuntos de pessoas interessantes do Rio, Lifestyle e Cotidiano. Jornalista formado há 13 anos e atuando em agências de Comunicação desde 2000, já assinei colunas nas revistas Go Where Rio e Go Where Luxo, além de ter colaborado com a coluna Beira-Mar, da Veja Rio. E desde 2008 sou o responsável pelo site Society Rio-SP (www.societyriosp.com.br). Leia, comente e compartilhe! Contato: yuri@diariodorio.com
Fotos: Marquês de Sapucaí, Carlos Bolsonaro, H.Stern Home e Ana Paula Arósio – Reprodução / Netto Moreira – Divulgação
Yuri Antigo querido, parabéns com mais esta Coluna que só veio acrescentar a todos com suas ótimas matérias!!!
Sucessso sempre!!
Yuri Antigo querido, parabéns e sucessoo sempre no que faz e no que escreve. Só veio acrescentar com esse seu jeito especial de escrever e deixar todos por dentro dos mais novos acontecimentos. Bj carinhoso?
Gostei! Sucesso,Yuri!
Muito bom, mesmo. Realista, sem ser pessimista. Reage Rio!!
Parabens, adorei, os cariocas precisa ser alimentado com boas noticias da nossa cidade maravilhosa. Isso alimenta a nossa alma!
Dora Mesquita
Guia de turismo pedagógico.
Parabéns para coluna do Yuri Antigo, veio a crescer ainda mais o Diário do Rio, com suas informações e jeito interessante de escrever.
GOSTEI,
COLUNA SOCIAL,
NÃO É ANTIGO IBRAHIN,MAS O NOVO YURI.
SUCESSO!
[…] Hoje e? dia de estreia! A partir deste sa?bado, este jornalista que vou escreve passa a ter também um espaço semanal no Diário do Rio (www.diariodorio.com). A primeira coluna traz bastidores do comercial de Ana Paula Arósio para o Santander, a situac?a?o tensa nas escolas de samba do Rio e uma entrevista com Netto Moreira, diretor-geral do Fairmont Rio. Confira aqui. […]