Ícone da cultura carioca, o cantor Zeca Pagodinho dará nome a um biblioteca do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. O espaço será inaugurado na próxima terça-feira.
O nome do artista foi escolhido pelos próprios moradores do local, que será instalado em uma das salas da Escola de Samba Unidos do Jacarezinho. A ação está sendo desenvolvida pelo projeto Favelivro, que incentiva a implementação de bibliotecas comunitárias no Rio, com o objetivo de democratizar o acesso à leitura e escrita nas favelas.
A iniciativa, criada pelo livreiro chamado Demezio Batista, e a professora de literatura Verônica Marcílio, existe há mais de 20 anos. Além de criar bibliotecas, o Favelivro se dedica a promover diversas atividades literárias, como contação de histórias, rodas de leitura, bate-papo e clube do livro.
Através de parcerias, eles adquirem livros e material de forma gratuita, para atender as demandas das bibliotecas. Com o Jacarezinho, serão 35 espaços de leitura inaugurados ao todo, atendendo tanto moradores quanto estudantes da rede pública de ensino.