A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou, na noite da última sexta-feira (08/04), uma megaoperação na Zona Sul da capital fluminense para combater a utilização irregular dos espaços públicos e também a perturbação do sossego, reclamações recorrentes por parte de moradores de locais próximos a bares e restaurantes. A ação é comandada pela Subprefeitura da região em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).
As equipes percorreram diversas ruas, previamente mapeadas, nos bairros de Copacabana, Gávea e Leblon. Ao todo, 10 estabelecimentos foram autuados, sendo 8 por mesas e cadeiras sem autorização e 2 por irregularidades no alvará.
”Amigos bebendo e conversando nos espaços públicos fazem parte do cotidiano das cidades, e no Rio não é diferente. Acredito que a rua é um espaço que deve acomodar cada vez mais a permanência de pessoas, mas é necessário regras, fiscalização e o cumprimento das mesmas. É isso que estamos fazendo”, afirmou o subprefeito Flávio Valle.
Vale ressaltar que, durante a tarde, também em ação da Subprefeitura da Zona Sul com a equipe da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), da Seop, foi interditado o restaurante Sole Gastronomia, na Rua Dias Ferreira, no Leblon. A cassação do alvará do estabelecimento já havia sido publicada no Diário Oficial do Município no último dia 25/03.
A decisão foi tomada em virtude de inúmeras denúncias recebidas e da ação de fiscalização que constatou que o estabelecimento fazia uso de área pública para colocação de mesas e cadeiras sem autorização válida. Após comunicação e autuação, a infração persistiu. Foi oferecida a oportunidade de defesa, porém os mesmos não apresentaram argumentos que desaconselhassem a cassação, permanecendo com as irregularidades. Com isso, a interdição foi executada.
A verdade é que o Paes tem se mostrado um péssimo governante.
Todas essas opiniões são para mostrar a vcs do diário, que o tão falado e defendido ordenamento do centro, não será simples como pregam.
Várias questões aqui levantadas são extremamente plausíveis, mas vou me ater ao tema da “operação contra a ocupação irregular das calçadas, por estabelecimentos na zona sul”. Será que está ocorreu, de fato? Pois a anos as autoridades simplesmente fecham os olhos, já mandei inúmeros e-mails para 1746, para verem esses restaurante, só para citar poucos exemplos!
Inúmeros restaurantes ocupam as calçadas em frente a esses, praticamente nos obrigando a passar pela rua (na esquina da Aníbal de Mendonça x Visconde Pirajá), as calçadas do vizinho, do outro lado da rua ou de praças (quase todos da Nossa senhora da Paz e da Gen. Ozório), até nas faixas de estacionamento das pistas rolamento (na esquina da Garcia D’Ávila x Barão da Torre). Sem contar aqueles, que sabe-se lá como, compram ou alugam pequenas lojas e constroem nas calçadas enormes puxadinhos (duplicando ou triplicando sua área).
Muito fora de propósito ou até incoerente, após se apresentar esta matéria, falar a seguir de varandas imperdíveis para se conhecer, em restaurantes do Rio (onde pelo menos duas são puxadinhos).
Quero ver acabar com essa baderna no Leblon
Amigo, achonque vc não leu a íntegra da matéria, pois o Leblon foi um dos bairros fiscalizados.
Entre as Rua ligia e Juvenal entre Olariae Ramos, os 3 bares não obedesem os carros e moradores, tudo no meio da rua, sons altos e pessoas mal educadas. Existemmais bares nas ruas evangelina, antonio rego e João rego, fazendo as mesmas coisas. Vamos olhar a xona norte. Zona sul é mole.
Sou moradora do bairro de olaria, tem dois bares na rua Lígia com a rua Leonidia empório da cerveja e vermelhinho de ramos, ambos com mesas e cadeiras na calçada e em parte da rua, sem falar do som altíssimo nos dias de quinta feira, sexta, sábado e domingo indo até altas horas.
Tbm sou moradora da rua Lígia e ia fazer a mesma reclamação, só acrescentando, além dos bares citados, tem tbm o Cantinho de Olaria,em frente ao vermelhinho q perturba com o karaokê,sem falar q não se tem calçada para andar,tendo q dividir a rua com os carros. A fiscalização precisa chegar nestes locais
Rua belfdroxo ao lado da boates o restautante ocupa a calcada e agora ocupa as rua também os cadeirades.tem que passar pela rua os barcos dizem que a calcada e parte do restaurantes colocaram ate poste na rua para impedir o estacionamento de carros para servir nas nessas
Ação puramente eleitoreira. Escolheu bairros que tem visibilidade destacada pela mídia. Deveria ser uma ação de rotina por toda a cidade desde o início do seu mandato e não ações pontuais.
Mafrol, essa É uma operação de rotina. Já presenciei várias blitzen desse tipo pela Tijuca e Grajaú. Elas são feitas mediante demanda e mapa de reclamações. Aqui mesmo em V Isabel já autuaram um bar na minha esauina de tanto que reclamamos.
Legal, e quando vai chegar no calçadão de Copacabana? A quantidade de comércio ambulante é pavorosa, até churrasquinho com carvão estão fazendo lá. Caixas de som altíssimas – de ambulantes e quiosques. Uma desorganização impressionante para um dos principais cartões postais da América Latina, sem dúvida a praia mais famosa da América Latina.
Aqui na Av dos democraticos altura do colégio Santa Monica tbm a mesma coisa e el s ainda falam sabem com quem tá falando? Ou seja somos ameaçados. E em frente a 21 dp
Venham também na Praça Granito em Anchieta, na Rua Japoara em Ricardo de Albuquerque. A ZN também existe e precisa de ajuda.
Entendo a operação da Prefeitura. Porém, quem ocupa completamente as calçadas, nos fazendo até transitar pelas ruas são os mendigos (de verdade e de mentirinha), camelôs e shoppingchão, fora os montes de lixo (mesmo sem greve). Ô cidade imunda! Amo o Rio, mas confesso q tenho vergonha da imundície.
Manda a fiscalização no calçadão de Campo Grande RJ, está uma ZONA, esse Prefeito está largando a Zona Oeste, só quer cuidar da Zona Sul, depois esse miserável vem pedir votos !
Aqui na rua da jaqueira no morro fo Jorge Turco ,também está assim cadeiras nas calçadas sim altissimo carros em fila dupla ,voces também poderiam vir aqui ah na estrada de Botafogo próximo ao morro do chapado também tá um caos deix a sugestão
É preciso também supervisionar o Largo do Pechincha em Jacarepaguá. Estrada do Pau Ferro em vários pontos e Avenida Geremario Dantas. Temos que passar fora das calçadas . Ainda existe o comércio de porta de casa que ocupam as calçadas. Temos barracas de cachorro quente, comida japonesa, caldos…mas não temos calçadas!
Este é o desgoverno do Prefeito! Milicias, moradores de rua, ladrões, assassinos, estupradores andam as soltas pelas ruas da cidade. Comlurb em greve, cobrando para catar lixo, e o prefeito vagabundo cono sempre batendo em.quem trabalha
Parabéns tem que ter limites de espaço.Com a Ordem há o Progresso.
O problema é o exagero. Bar do Batman na Buarque de Macedo no Flamengo ocupa toda a calçada e o meio da rua além dos limites do seu comércio. Os fregueses bebem, falam alto, incomodando os moradores até altas horas. Várias vezes os fiscais foram chamados, passam, mas, como sempre, nada acontece.
Por que o Bar os Imortais na Rua Ronald de Carvalho 147, Copacabana,tem um deck na calçada,em área de recuo, sem autorização da Assembléia de moradores, contrariamente à lei? E ele funciona como bar,apesar do alvará ser apenas para restaurante. Nem a lei a Prefeitura cumpre.
Acho ótima a ação e tomara que continuem, mas me intriga o fato do Sushi Leblon que não tem mesas na calçada pois não precisa pois construiu puxado gigante sobre a calçada deixando espaço mínimo de circulação não sofrer nenhuma, absolutamente nenhuma fiscalização! Porque prefeitura e novo subprefeito da Zona Sul? Aquilo foi permitido e regularizado por vocês? Para mim parece construção em área pública é exatamente em uma esquina que precisaria de espaço para circulação e cuidado com o trânsito.
Sem autorização válida está o gerador instalado há mais de 3 meses na Av. Vieira Souto em frente ao número 680, servindo de fonte de luz para um quiosque. Plantas em vasos tentam disfarçar este descalabro. Reclamações foram registradas e NADA foi feito.
Em vez de se preocuparem em retirar os” pedintes”, que cercam na saída de banco e supermercados ou simplesmente te arrocham na rua.
Preferem multar quem ficou fechado e tenta recuperar o que perdeu.
Triste
Leis são para serem cumpridas!!! Simples assim!!! A desordem urbana precisa acabar
As calçadas tomadas da Zona Sul tomadas de lixo espalhado pelos catadores que transformam a cidade em um galpão de reciclagem a céu aberto, mas o subprefeito está preocupado é com mesas e cadeiras. O que será que motiva essa curiosa priorização?
Possibilidade de suborno.