Zona Sul lidera em registros ativos de Administradores de Carteira

Uma análise realizada pelo Instituto Rio21, com base nos dados disponibilizados pela Comissão de Valores Mobiliários sobre Administradores de Carteira mostrou a distribuição de parte do mercado financeiro da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Uma análise realizada pelo Instituto Rio21, com base nos dados disponibilizados pela Comissão de Valores Mobiliários sobre Administradores de Carteira mostrou a distribuição de parte do mercado financeiro da cidade. A pesquisa considerou informações específicas do Rio de Janeiro, abrangendo o período de 1988 até março de 2023 e envolvendo apenas pessoas jurídicas.

A gestão de carteiras de valores mobiliários envolve o exercício profissional de atividades que estão diretamente ou indiretamente ligadas ao funcionamento, manutenção e administração de uma carteira de investimentos em valores mobiliários. Isso inclui a aplicação dos recursos financeiros do investidor no mercado de valores mobiliários.

De acordo com os dados analisados, os registros de administradores de carteira se concentram principalmente nos bairros Centro, Leblon, Barra da Tijuca, Botafogo e Ipanema. Atualmente, o bairro com o maior número de registros ativos é o Leblon, enquanto o Centro apresenta o maior número de registros cancelados por diversos motivos. Essa observação sugere um deslocamento desses registros da área central em direção à Zona Sul da cidade.

image 7 Zona Sul lidera em registros ativos de Administradores de Carteira

Veja os mapas dos bairros. Os pontos em vermelho representam os registros cancelados, enquanto os pontos azuis representam os registros ativos. Esses mapas evidenciam a predominância dos registros ativos na Zona Sul e o maior número de cancelamentos no Centro:

Advertisement
image 8 Zona Sul lidera em registros ativos de Administradores de Carteira

Mapa de registros de Administradores de Carteira no Centro da cidade. Os pontos vermelhos são registros inativos, e os azuis são os registros ativos. Fonte: CVM. Elaboração: Instituto Rio21.

image 9 Zona Sul lidera em registros ativos de Administradores de Carteira

Mapa de registros de Administradores de Carteira no bairro do Leblon. Os pontos vermelhos são registros inativos, e os azuis são os registros ativos. Fonte: CVM. Elaboração: Instituto Rio21.

A análise mensal dos dados revela que, em geral, o número de registros cancelados não costuma ser muito alto. No entanto, chama a atenção um pico ocorrido em julho de 2016, quando 29 registros foram cancelados em um único mês:

image 10 Zona Sul lidera em registros ativos de Administradores de Carteira

Acompanhar de perto essa movimentação é importante para compreender as dinâmicas do mercado financeiro na cidade e auxiliar na tomada de decisões estratégicas. O Instituto Rio21 seguirá analisando esses dados e informando o público sobre este assunto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Zona Sul lidera em registros ativos de Administradores de Carteira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui