A cada dia o cenário gastronômico carioca vem melhorando, e um exemplo disso foi a premiação desta semana do Prazeres da Mesa 2018, onde o Rio trouxe ** dos prêmios. Um deles foi o Café da Manhã, com o Empório Jardim, no Jardim Botânico, prêmio merecidíssimo, o preço é um pouco salgado mas é obrigatório aos cariocas tomarem suas delícias, dntre os carros-chefes estão o pão de queijo gruyère e a manteiga do Jardim, feita com figo.
Já o chef Bruno Katz, do Nosso, levou Chef Revelação 2018, casa que ainda não conheço. Mas uma das grandes atrações do Nosso é a junção entre cozinha e bar, este comandado pelo mixologista Tai Barbin. Dessa união surgem receitas criativas, como o salmão marinado no gim. Bruno é filho de argentinos, nascido em Nova York e criado em Búzios, o que permite ao jovem cozinheiro estar próximo a diversas culturas e sabores.
Bartender do ano não deu para ninguém, a queridíssima Jéssica Sanchez, do Vizinho Gastrobar, no Vogue Square Barra, levou o prêmio. Ela deixou para trás paulistas reconhecidos internacionalmente como o Spencer, do Frank Bar e o Fabio La Pietra, do Sub Astor. Então, preciso corrigir minha crítica ao Vizinho, não é o melhor do Rio, é do Brasil.
Sommelier do Ano a vitoriosa, outra mulher, Julieta Carrizo do Grupo Irajá, Inicialmente concentrada apenas no Irajá Gastrô, conseguiu parear a personalidade do menu à da carta de bebidas, com foco em vinhos brasileiros e opções pouco óbvias. Com o rápido crescimento no número de casas de Pedro de Artagão (com distintas propostas), Julieta acompanhou o ritmo com o mesmo cuidado e propondo soluções específicas para cada casa, sem se esquecer de cervejas e coquetéis.
Mas não fizemos feio nas outras categorias, o Rio foi finalista em várias. Veja:
- Brigada de Outro: Lasai
- Comida de Rua: Acarajé da Nega Teresa
SudTruck – Roberta Sudbrack - Sorveteria: Le Botteghe di Leonardo
Mil frutas
Vero Gelateria - Padaria: The Slow Bakery
- Melhor Petisco de Bar: Bolinho de feijoada, Aconchego Carioca
- Pizzaria: Ferro & Farinha
- Banqueteiro do Ano: Monique e Pedro Benoliel
- Chef Pâtissier: Henrique Rossanelli, Pipo e Oro
- Chef do Ano: Alberto Landgraf, Oteque
Kazuo Harada, Mee
Paolo Lavezzini, Fasano Rio - Restaurante do Sudeste: Lasai
- Restaurante do Ano: Oteque
Lasai - Restaurante Vegetariano: .Org Bistrô
Naturalie Bistrô - Melhor Feijoada:Academia da Cachaça
Aconchego Carioca